Quarta, 19 DE janeiro DE 2022

Quais as melhores redes sociais para divulgação de salão de beleza?

Publicado em:

15 de
dez
Categorias: Notícias.

As redes sociais, cada vez mais, são utilizadas por diversos segmentos do comércio, inclusive, por salões de beleza para realizar a devida divulgação de redes sociais e atrair clientes.

Nesses espaços, diversos procedimentos estéticos podem ser realizados, desde cortes capilares, até manicure e pedicure, sobrancelha, limpeza de pele, dentre outros serviços. 

Nesse sentido, mas principalmente devido ao grande valor imagético, as redes sociais são excelentes canais para divulgar serviços e produtos nesse segmento, atraindo mais clientes. 

Diante da importância desse tema, neste artigo falaremos sobre como fazer a divulgação de redes sociais, além das características de cada rede para o seu negócio. 

Importância das redes para os salões


É um fato que as redes sociais assumiram uma importância para as empresas quando o assunto é divulgação dos serviços e atração de novos clientes. 

Assim, estar no ambiente digital tornou-se uma grande oportunidade para aumentar a visibilidade das marcas, fazendo com que mais pessoas conhecessem o negócio.

Além disso, por meio das redes sociais, os clientes conseguem interagir com a marca mais facilmente, enviando perguntas, fazendo comentários e compartilhando o conteúdo que foi publicado. 

Esse fator, além de trazer mais valor para a empresa e enriquecer a experiência do usuário, permite trazer campanhas mais efetivas, direcionadas a audiência e fazer com que o próprio consumidor divulgue os serviços e produtos.

Diante disso, as empresas começaram a perceber a importância de estar em rede, incluindo os salões de beleza. 

Contudo, não basta apenas ter uma rede social para o seu negócio: é essencial saber como deve ser esse conteúdo e em quais redes seu negócio pode ser divulgado de forma a atingir os objetivos da sua empresa. 

Como deve ser o conteúdo para redes sociais?


Tendo isso em vista, é fundamental contar com estratégias para segmentar os canais, formatos e assuntos dos conteúdos, bem como qual objetivo e público de cada um. Isso porque são esses fatores que definirão as especificidades do material e como o salão pode se destacar nas redes.

Por isso, aqui vão algumas dicas de como deve ser seu conteúdo nas redes sociais para que o salão atinja e converta clientes:

  • Conte com técnicas do marketing de conteúdo;

  • Adote uma linguagem específica para o público-alvo;

  • Aposte na diversidade de materiais, como fotos, vídeos, artes e textos;

  • Desenvolva materiais ricos, informativos e/ou divertidos;

  • Tenha um planejamento mensal de conteúdo.


Por fim, é preciso mensurar e observar os resultados para avaliar o que precisa ser melhorado, bem como para verificar quais os tipos de conteúdo trazem mais potenciais clientes e aqueles que são mais efetivos para reter e converter, trazendo novos insights.

Por exemplo, ao notar que as clientes interagem mais com dicas de maquiagem e o salão oferece curso para automaquiagem, é possível criar mais materiais nessa linha e começar a divulgar e fazer campanhas para o curso.

Para isso, o marketing de conteúdo é uma técnica importante que deve ser incorporada pela empresa. 

Afinal, assim como ocorre com empresas que trabalham com a montagem de placas eletrônicas, o salão de beleza pode se aproveitar da técnica para trazer materiais mais diversos e que atraem a atenção dos usuários da rede, expandindo as redes de contatos e potenciais clientes.


  1. Marketing de Conteúdo




Na prática, essa técnica visa produzir um conteúdo que tenha qualidade, levando em conta ações de SEO, como o uso de palavras-chaves que são pesquisadas pelos clientes, assim como o envio de conteúdo por email e postagens em blogs e redes sociais, trazendo valor e relevância para o espaço e nome.

Como falamos no início deste artigo, muitas empresas estão nas redes sociais e, por isso, seu conteúdo precisa ser relevante para obter um destaque diante dos concorrentes, tornando o marketing de conteúdo crucial para quem deseja ter sucesso nas publicações.

Assim, outra dica para bom uso das mídias online para salão diz respeito à linguagem desse conteúdo. 

Da mesma forma que uma empresa de alpinismo industrial RJ precisa trazer materiais mais técnicos e adequados a linguagem do segmento, o salão de beleza precisa identificar o perfil do público para criar conteúdos informativos e leves e que tragam mais ou menos informações técnicas, bem como uma linguagem mais moderna e despojada, caso o público seja mais jovem. 

Para além da avaliação do perfil, é fundamental considerar em qual ambiente e rede social esse conteúdo será veiculado.

Lembre-se que, nas redes sociais é fundamental que a linguagem seja simples, clara e objetiva! A mensagem não deve ser compreendida somente por um especialista de um assunto, mas por todos que lerem aquele material.

É por isso que conhecer o público-alvo da sua empresa é tão importante quanto definir o assunto e criar conteúdos para as redes sociais de forma apropriada.


  1. Identificação de público-alvo




Ao conhecer o público é possível segmentar o conteúdo, ou seja, encaminhar materiais que sejam mais relevantes e interessantes para um determinado grupo de clientes.

Por meio do conhecimento do público também é possível variar e diversificar o conteúdo produzido.

As redes sociais dão a oportunidade de qualquer empresa, seja uma empresa que trabalha com Locação de chiller ou uma empresa que atua na área da beleza, como é o caso dos salões. 

Neste sentido, é possível investir em uma rede específica ou diversas delas, bem como em formatos como:

  • Lives;

  • Vídeos no reels;

  • Vídeos curtos ou animados;

  • Fotos no formato carrossel;

  • Infográficos. 


Diante disso, a empresa tem a opção de inovar o conteúdo, não sendo repetitiva.


  1. Planejamento, organização e calendário de publicação




Lembre-se que manter as redes sociais é uma tarefa desafiadora, demandando conhecimentos.

Para ter qualidade nas redes, é possível contar com profissionais especializados e é fundamental que o conteúdo tenha um planejamento mensal, identificando o que será publicado no decorrer dos dias e o motivo de cada publicação.

Também é interessante avaliar e definir os horários e que há maior interação e os dias da semana com maior acesso, dentre outros aspectos bem definidos, para seguir um cronograma mais efetivo para a resposta dos usuários.

Por fim, vale a pena falarmos da mensuração dos resultados que é uma técnica importante que pode ser aplicada nas redes sociais. 


  1. Mensuração de resultados e adequações




Na prática, mensurar significa verificar os resultados obtidos com os conteúdos e as campanhas realizadas. 

Por exemplo, pense que seu salão de beleza realizou uma melhoria e fechou parceria com um Chaveiro 24 horas em sorocaba e você deseja gravar um vídeo nas redes sociais mostrando os pontos de qualidade para sua loja. 

Por meio da mensuração é possível identificar os acessos, compartilhamentos da publicação, as curtidas, os comentários, os directs, o gênero do público, de onde acessou ou curtiu o conteúdo, dentre outros aspectos que evidenciam se mostrar as melhorias do espaço está entre um dos temas que é vantajoso compor a estratégia de marketing nas redes. 

A importância de mensurar ocorre exatamente pelo fato de conseguir identificar os pontos fracos e fortes da campanha, além de conhecer de forma mais assertiva o seu público. 

Em quais redes sociais seu salão de beleza deve estar?


Agora que você já sabe o que o conteúdo para redes sociais deve ter, separamos 5 redes sociais e ferramentas da internet que podem agregar mais valor para as ações do seu salão de beleza. Confira!

  • Instagram;

  • Facebook;

  • Linkedin;

  • Youtube;

  • Google Meu Negócio.




  1. Instagram




O Instagram é uma rede social bastante especial que pode ser utilizada por empresas de diversos segmentos, desde aquelas que trabalham com Adm condominial até o seu salão de beleza. 

Mas quais são as características dessa rede social? 

O Instagram é uma rede social muito visual, ou seja, serve para a publicação de fotos e vídeos rápidos (de até um minuto no feed). Para vídeos maiores, fica o indicativo de reels; enquanto que para publicações mais curtas, indica-se os stories. 

Sem dúvidas, essa é uma das redes sociais mais utilizadas e acessadas no mundo pelos usuários e traz diversas oportunidades para a criação de conteúdos. 

Com isso, seu salão de beleza pode publicar fotos dos trabalhos realizados, artes com promoções e serviços, conteúdo explicativo sobre alguma dúvida do cliente dentro da área de especialidade do salão, dentre vários outros conteúdos. 

Ainda, em sua página inicial no Instagram é possível indicar seus contatos, links para sites e chats, bem como para um conteúdo relevante, endereço, horário de funcionamento do salão, dentre outros dados importantes para a atração de um cliente. 


  1. Facebook




A próxima rede social que merece destaque é o Facebook, que pode se integrar com o Instagram em vários momentos, inclusive, no compartilhamento de postagens e campanhas publicitárias entre as redes. 

A diferença principal é que no Facebook é possível escrever mais textos e relatos maiores, mas claro, sem cansar o cliente! 

O interessante em ambas as páginas para Clínica especializada em disfunção erétil ou com os salões de beleza é criar campanhas integradas nessas redes. 

Essas campanhas funcionam como anúncios publicitários e tem um orçamento e tempo de exibição controlados pelo dono da rede social. Além disso, é possível estabelecer metas, como:

  • Aumentar as visualizações da página;

  • Aumentar o número de seguidores e curtidas;

  • Melhorar a interação, direcionando o cliente ao direct;

  • Direcionar o cliente para um site específico da empresa. 




  1. Linkedin




Nossa próxima rede social trabalha com um tom mais profissional: estamos falando do Linkedin. 

Essa é uma rede quase que corporativa, que reúne milhares de empresas, profissionais de diversos segmentos, desde os cabeleireiros até quem trabalha com uma 

Consultoria iso 17025, sendo uma excelente oportunidade de criar relacionamento com fornecedores e outros profissionais da área.

Por lá, a empresa pode publicar alguns de seus trabalhos e serviços, além de vagas de emprego que estejam abertas em seu salão de beleza. 

A vantagem dessa rede social é que outras empresas podem conhecer o seu negócio, assim como outros profissionais. 

Essa troca de experiências e relatos é muito importante para que ocorra uma melhora no ambiente empresarial e até mesmo nos conteúdos ofertados a parceiros e clientes.


  1. Youtube




Após conhecer essas três redes sociais, vale a pena destacarmos uma plataforma que atrai pelo menos um bilhão de usuários por dia: o Youtube.

Essa plataforma trabalha com vídeos e, cada dia mais, faz sucesso entre diversos públicos. Afinal, seu formato de conteúdo tende a ser mais dinâmico, e já é comprovado que o vídeo tem mais engajamento e atrai mais as pessoas. 

Por isso, estar no Youtube é uma boa opção para quem deseja divulgar o seu negócio e serviços realizados. A vantagem do Youtube é a possibilidade de publicar vídeos maiores. 

Por exemplo, você realizou um serviço de aplicação de selagem, cauterização capilar, mudança de tintura ou, até mesmo, quer fazer um vídeo explicando sobre esmaltação. 

Nesse caso, para ter esse detalhamento, o Youtube é o canal mais indicado. 


  1. Ads e Google Meu Negócio




Por fim, precisamos falar sobre o Google Meu Negócio, ferramenta vinculada ao Google e demais serviços da plataforma, como o Ads. 

Assim, se seu salão de beleza tem um site é importante que ele esteja no Google, para que os clientes consigam buscar e conhecer o espaço com mais facilidade, bem como para verificar detalhes do empreendimento - como localização, comentários de clientes e horário de funcionamento..

O Google é uma ferramenta de pesquisa essencial e, por isso, sua empresa não pode ficar fora dela. Ao aliar os benefícios da plataforma com o uso do Google Meu Negócio, é possível determinar os serviços prestados e localização do empreendimento, possibilitando que potenciais clientes encontrem o salão por meio de buscas como “corte de cabelo perto de mim”, ou seja, sem necessariamente já conhecer a marca.

Outra possibilidade é criar anúncios pagos e campanhas, com palavras-chaves específicas de busca, como é o caso de “drenos sub horizontais” em segmentos de engenharia, ou mesmo “creme para progressiva profissional em salão”, no caso de cabeleireiros. 

Além disso, o Google Meu Negócio emite um relatório mensal indicando os acessos realizados em sua página e trazendo um parâmetro em relação aos meses anteriores. 

Por fim, ao contar com tais redes, o salão conseguirá se aproximar ainda mais da audiência, fazendo com que confiem e retornem ao estabelecimento, principalmente quando as campanhas e publicações são alinhadas a um atendimento de qualidade.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
[comment-form]

 

Outras Notícias

Saiba 6 estratégias do marketing para captar clientes que realmente compram
6 Cuidados recomendados durante a gestação
Político evangélico, Anthony Garotinho é a favor da legalização dos cassinos no Brasil
Hidrojateamento, o que é e como funciona
7 dúvidas mais comuns que as pessoas têm sobre poços artesianos