balconista de farmácia
Blog / Dicas

Quais as principais atividades de uma balconista de farmácia?

Entenda nesse artigo como funciona o trabalho de uma balconista de farmácia!

O papel do balconista de farmácia é muito importante na dispensação de medicamentos e no atendimento ao público. O balconista deve ser o responsável pela grande parte das vendas que ocorrem na loja, contando com a ajuda do farmacêutico quando for necessário.

O papel do balconista de farmácia é fornecer algumas orientações sobre o uso de medicamentos e contribuir dentro da venda de produtos relacionados. Um bom balconista de farmácia conhece bem a grande maioria dos produtos da loja e pode orientar os consumidores.

Além de ser prestativo e amigável, também é papel do balconista de farmácia compreender todos os conceitos básicos dos medicamentos e, assim, fornecer as devidas informações seguras aos clientes.

Devendo sempre controlar a entrada e saída dos medicamentos, conferir, trocar, organizar, saber sobre medicamentos e laboratórios, saber ler prescrições e atualizar liberações são os princípios básicos do dia a dia do balconista, e ajuda muito na organização da farmácia.

Podemos destacar que a disposição para trabalhar com pessoas é uma devidas característica essencial que todo profissional que atua na área de serviços farmacêuticos precisa ter. Saber ouvir os clientes com atenção e paciência é fundamental para o papel de um balconista de farmácia.

Com o objetivo de melhorar a sua capacitação, é muito importante que o profissional faça um Curso de Balconista de Farmácia.

Você sabe qual é a função de um balconista de farmácia?

A seguir estão as principais funções do nosso profissional de loja:

Ler e interpretar as prescrições médicas

Os balconistas das farmácias precisam se acostumar com as prescrições médicas com o objetivo de saber atender os consumidores com rapidez e facilidade. Embora dependam de postagem e assinatura para vender, eles devem simplificar o processo para os consumidores.

Assim como nós, os clientes não querem esperar tanto tempo para ser atendido, e é trabalho de um balconista de farmácia tornar a experiência de compra do cliente a melhor possível.

Dispensação e comercialização de produtos farmacêuticos e cosméticos

O balconista da farmácia é o principal responsável pela grande maioria das vendas dentro da loja. É preciso sempre deixar claro que além de dar um belo suporte aos clientes, é importante saber vender o produto certo.

É a principal forma de uma loja se conectar com os clientes. Por isso, o foco na afirmação pessoal é fundamental para moldar as percepções das pessoas sobre os profissionais que as atendem. A atenção à aparência também é a chave para o sucesso. A vestimenta, a postura e a linguagem devem ser observadas.

Portanto, é muito importante sempre deixar claro que o gerente da loja é responsável por todos da equipe e como eles se comportam dentro da farmácia.

Além disso, para desempenhar um bom papel de vendas em um negócio, os profissionais de serviços precisam transmitir confiança e segurança aos seus clientes.

Assim, ele sai da loja confiante de que encontrou o que precisa para satisfazer uma determinada necessidade.

Controle e gestão de estoque

Embora existam diversos sistemas de gestão de estoque que são de grande ajuda na gestão da farmácia, o balconista da farmácia deve ficar atento à troca de produtos para notificar o gerente da loja ou comprador.

Nem todas as lojas utilizam sistemas automatizados, por isso esse profissional é essencial para uma gestão eficiente da loja.

Organizar e controlar o armazenamento de medicamentos, cosméticos e afins

O trabalho de um balconista de farmácia é organizar o espaço de armazenamento de medicamentos. Esses locais estão dentro do espaço de vendas e são invisíveis para os consumidores.

Espaços como estoque, escritórios, despensas de alimentos e outros espaços de consumo fora da vista também precisam ser organizados para garantir o bom funcionamento.

Os balconistas de farmácia devem saber onde estão os produtos para que possam ser substituídos rapidamente.

Participar de diversos procedimentos administrativos

Receber remessas, preencher determinados tipos de relatórios e auxiliar o gerente da farmácia em qualquer trabalho necessário também são funções desse profissional.

É necessário ter um mapa de resposta claro para cada funcionário para manter a atividade atualizada em toda a loja, porém todos os funcionários devem saber como desempenhar as devidas funções administrativas, exceto vendas e relações públicas.

Descrição do produto

Os balconistas de farmácia devem entender os produtos e serviços que a loja oferece. Dessa forma, você pode fornecer mais informações sobre o item e tranquilizar os consumidores.

É preciso sempre lembrar que os responsáveis ​​pelo atendimento da farmácia devem sempre proporcionar a melhor experiência possível para o cliente.

É importante ajudá-lo a encontrar o produto que está procurando, responder a perguntas, fornecer instruções e garantir que as necessidades e expectativas de seus clientes sejam atendidas.

Avaliação da data de validade do produto

Alguns sistemas realizaram pesquisas aprofundadas sobre a eficácia dos produtos de estoque e produtos de exibição. Mas isso varia de acordo com o sistema e como a loja usa a ferramenta.

Por isso, é importante que os balconistas das farmácias saibam o prazo de validade dos medicamentos. Parece simples, mas pode economizar muito valor em produtos vencidos perdidos e descartados.

Lembre-se de direcionar sua equipe para encomendar produtos na PVPV (primeiro que vence primeiro que sai) sempre colocando o prazo de validade mais longo na parte inferior, para que os produtos que estão vencendo logo tenham mais volume e consumo mais cedo.

Limpeza de prateleiras e balcões

Os balconistas da farmácia são responsáveis ​​pelo espaço de vendas da loja. Por isso, a limpeza de pisos e prateleiras deve ser sempre bem cuidada.

Como mencionamos anteriormente, ao desenvolver um mapa de resposta, deve ficar claro quem será o responsável pela limpeza e manutenção das áreas de exposição da loja.

Substituição do produto

Outro fator importante para o bom funcionamento de uma farmácia é a troca de produtos. É muito importante que as prateleiras estejam sempre cheias e que haja muitos produtos nas prateleiras.

Isso dá aos consumidores a impressão de uma loja bem abastecida. Lembre-se, os consumidores devem sempre encontrar o que procuram na loja. 

Com a finalidade de aumentar a capacitação profissional, é muito importante que o profissional faça um Curso de Balconista de Farmácia.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.