buyer persona
Blog / Dicas

Quais a vantagens de utilizar buyer persona em um estratégia de marketing

A maior parte das tendências nos negócios são originadas do exterior e depois adaptadas para a realidade do dinamismo no Brasil. Esse fator explica o motivo pelo qual o ramo está repleto de termos na língua inglesa, como o conceito de buyer persona.

Visando aprimorar a comercialização de persiana para cozinha, uma loja virtual precisa interagir com o público adaptando as formas de linguagem de acordo com a demanda.

Em adição, é possível considerar que as negociações propriamente ditas são regidas pelas relações interpessoais, logo a comunicação precisa ser uma prioridade.

A partir dessa afirmação, pode-se compreender que as negociações e abordagens são mensagens transmitidas e recebidas pelas partes envolvidas em um processo comercial, ou seja, é crucial ter o alinhamento das linguagens de comunicação. 

Somente com o alinhamento das linguagens de comunicação uma empresa consegue atingir com sucesso o destinatário.

Isto é, o público-alvo das mensagens transmitidas, tal alinhamento permite então as vendas de serviços de uma lavanderia de uniformes

Além de ser considerado o público-alvo, a empresa precisa definir em conjunto com as equipes comercial e de marketing o perfil do cliente ideal. É o cliente ideal que será a base de todo o plano estratégico necessário para a construção da buyer persona.

Com a virada de chave para o marketing digital, as empresas enfrentam um desafio adicional.

Tendo em vista que nessa modalidade a diversidade de pessoas que recebem os conteúdos e anúncios é maior do que no formato do marketing tradicional.

Porquanto, o desenvolvimento da buyer persona é indispensável para a potencialização das métricas obtidas nas taxas de conversão.

Entenda o que é buyer persona

Conforme dito anteriormente, parte majoritária dos estudos e técnicas da divisão de marketing e negócios são desenvolvidos no exterior, e por isso os segmentos são dotados de termos e conteúdos em inglês.

Partindo desse pressuposto, o termo “buyer persona”, que é amplamente usado na consolidação das técnicas de marketing, quando traduzido corresponde ao conceito de cliente ideal de um negócio.

Determinadas esferas precisam ser desenvolvidas pela vastidão de divisões de negócios, portes e segmentos a serem trabalhados no mercado.

Afinal, fatores como as variações de preços e ampla concorrência requerem que as corporações e marcas direcionam o foco para a jornada do cliente, assegurando que efetivamente haja sucesso na finalização de um processo de compra.

Para corroborar com o bom andamento de um processo de compra, o desenvolvimento de técnicas em concordância com o perfil de cliente ideal é fundamental. 

Para tal desenvolvimento, certos indicadores são relevantes e precisam ser mapeados, como:.

  • Idade;
  • Região;
  • Comportamento de consumo;
  • Canais de comunicação mais usados.

Os tópicos abordados são alguns dos indicadores a serem levantados para auxiliar os times comerciais a tipificar o nicho de público e observar não só o perfil, como também o comportamento do cliente que efetivamente gera mais receita para a empresa.

Em outras palavras, com a finalidade de aumentar as taxas de conversão das vendas de vistoria kit GNV, a empresa precisa realizar previamente um mapeamento sobre o perfil e comportamento do cliente ideal, dando mais assertividade nas abordagens feitas.

Qual a importância de construir buyer persona?

Indo ao encontro dos objetivos gerais do marketing e do significado do conceito da área, pode-se afirmar que o escopo atendido por tal ramo é a atração e retenção de clientes através de ações promocionais e informativas.

Para atingir com assertividade o cliente ideal, a empresa precisa direcionar abordagens para um grupo específico de pessoas. Visando adquirir mais assertividade nos resultados, é válido contar com um bom leque de atuação.

Isso significa que é necessário anunciar as ações informativas e promocionais para um grande número de pessoas, que deve ser definido como público-alvo.

No entanto, quanto maior for o número de pessoas a serem abordadas, mais complexa se torna a tarefa de identificar o perfil ideal dentro do público-alvo. Inclusive, é um problema comum nas equipes, que acabam desperdiçando tempo.

Para resolver o problema, é fundamental agregar dinamicamente nas negociações e abordagens, segmentando o público-alvo conforme as características do comprador ideal e adicionando técnicas de qualificação de clientes em potencial.

Por isso, para comercializar produtos como tendas sanfonadas 3×3, os times de marketing e comercial precisam projetar a comunicação tendo como base o levantamento previamente feito sobre o perfil e comportamento do consumidor que mais compra.

Construindo a buyer persona na prática

Com a compreensão da relevância em ter assertividade nas técnicas adotadas nas estratégias de marketing, é momento de contextualizar com a realidade empresarial e combinar as recomendações dos especialistas do tema. 

 Cabe enfatizar ainda que definir o cliente ideal ou buyer persona de um negócio exige dedicação no processo de pesquisa acerca do público, mercado e da própria empresa.

Além disso, para enriquecer a jornada do cliente é preciso contar com informações filtradas e que proporcionem visibilidade dos indicadores.

Somente desse modo, pode-se trabalhar com intensidade nas taxas de conversão e potencializar os anúncios feitos pelas equipes, fazendo necessária também a presença de um estudo que contemple o posicionamento comercial de rastreador de veículos

Por intermédio de tais ações, a empresa consegue adotar as técnicas corretas. Porém, é crucial trabalhar com informações assertivas para evitar que sejam direcionados planos estratégicos fora do escopo desejado.

Sabendo da importância da determinação do perfil e comportamento do cliente ideal para a saúde financeira e comercial de uma empresa, os estudiosos em marketing reúnem alguns métodos para melhorar a tomada de decisão.

  1. Faça um estudo de mercado 

Avaliar como está o mercado para um determinado segmento é indispensável e por isso pode ser definido como a primeira etapa. A função desse elemento é trazer visibilidade sobre o posicionamento de empresas concorrentes e complementares.

Com dados acerca dos preços praticados no mercado, qualidade do serviço prestado, prazo de entrega e a quantidade de clientes em carteira, um negócio consegue adequar seu posicionamento e determinar possíveis melhorias.

Ao tomar qualquer decisão relevante dentro do plano estratégico, uma gráfica que fornece o serviço de impressão UV em madeira sinaliza que constantemente checa as medidas tomadas pelas empresas concorrentes e similares.

Essa checagem permite que haja uma análise sobre a assertividade presente no mercado, podendo reproduzir ações que dão certo e afastar medidas que geram resultados negativos.

Para enriquecer o estudo realizado, é recomendado mapear não só o mercado e as empresas concorrentes e complementares, como também levantar informações sobre o perfil e comportamento do comprador ideal.

  1. Ajuste de abordagem

Com o uso da abordagem correta, é possível dar mais velocidade para os processos de venda de quaisquer modalidades de negócios, inclusive para um fornecedor local cujo produto de maior volume em vendas é o cortador de batata ondulada industrial

A abordagem ideal precisa considerar o tipo de linguagem utilizada pelo consumidor e público-alvo, fazendo com o que este receba com sucesso a mensagem transmitida. E isso inclui a variedade das formas de linguagens de comunicação.

Na mensagem transmitida deve conter a personalização de abordagem, tornando a comunicação atrativa e entregando informações assertivas sobre o produto ou solução oferecido.

Por meio de uma abordagem correta, o time comercial consegue ter mais visibilidade no processo de qualificação de clientes em potencial, encaminhando com maior velocidade os consumidores para a jornada final de compra.

  1. Determine o canal de comunicação

Depois de conseguir informações de mercado e perfil, é hora de implementar as estratégias ideais conforme determinado pelos dados obtidos e enfim alavancar as taxas de fechamento de contrato do serviço de outsourcing de impressão preço

Organizações que trabalham com o marketing digital precisam dar atenção exclusiva sobre os canais de comunicação a serem utilizados, tendo em vista que essa modalidade atinge maior alcance a nível mundial, por isso é fundamental conhecer o cliente ideal. 

Devido aos avanços tecnológicos, são vastas as ferramentas disponíveis no mercado que atendem todos os gostos e demandas no que tange à modernidade e automação.

Entretanto, há uma recomendação jurídica que visa proporcionar mais segurança para as empresas, que devem concentrar comunicações formais no e-mail, que também serve como um documento probatório.

Para as comunicações mais rápidas e com a finalidade de contar com uma vitrine virtual, ferramentas como o WhatsApp, ligações telefônicas e redes sociais podem ser usadas.

Aliás, as redes sociais permitem interação a distância e com postagens de conteúdos escritos ou no formato de vídeos, é possível engajar com o público-alvo.

Considerações finais

Sendo assim, pelo fato da maior parte das estratégias de marketing terem sido desenvolvidas no exterior, é compreensível a ampla quantidade de termos, estudos e conceitos na língua inglesa, idioma universal dos negócios.

Contudo, ter o conhecimento do significado de conceitos essenciais, como buyer persona e saber funcionalidade no plano estratégico empresarial é o caminho que permite crescimento e o atingimento de resultados positivos. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.