Mensagem

Quem é o Espírito Santo de Deus?

Alguns O enxergam como um poder que Deus dá para aqueles que seguem os ensinamentos de Cristo e outros O vêem como um ser místico. Mas, afinal de contas, o que a Bíblia diz sobre o Espírito Santo? Falando de forma bem simples, a Bíblia diz que o Espírito Santo é o próprio Deus. Ela ainda diz que o Espírito Santo é uma Pessoa, um Ser com uma mente, vontades e emoções.

O Espírito Santo é pensador e sabedor (I Coríntios 2:10), se entristece (Efésios 4:30), é intercessor (Romanos 8:26,27), toma suas decisões (1 Coríntios 12:7-11). Além disso, como a terceira Pessoa da Trindade, Ele age como o confortador e consolador que Jesus nos prometeu que Ele seria (João 14:16-26, 15:26). Por isso te convido a conhecer uma pouco mais sobre o Espírito Santo:

1) O Espírito Santo habita naquele que crê

Somos a casa do Espírito Santo. Somos o templo Dele. Se alguém não tem o Espírito Santo dentro de si, esse não é de Deus. Nosso corpo foi morto pelo pecado, e nós vivemos porque o Espírito do Senhor vive em nós (Romanos 8:9-10, 1 Coríntios 3:16 e 6:19).

2) O Espírito Santo guia aquele que crê

Quando permitimos que o Espírito Santo habite em nós, Ele assume o controle de nossas vidas e nos conduz pelos caminhos da verdade que foram traçados por Deus (Romanos 8:14, Gálatas 5:18, João 16:13).

3) O Espírito Santo mata a carne daquele que crê

Quando o Espírito Santo assume o controle de nossas vidas, Ele nos ajudar a matar a nossa carne, nos afasta das paixões e desejos do mundo, como a prostituição, avareza, idolatria, etc. (Romanos 8:13, Gálatas 5:24, Colossenses 3:5).

4) O Espírito Santo vivifica aquele que crê

Já seria muito bom se Espírito Santo apenas nos garantisse a ressurreição. No entanto, Ele vai muito além e vivificará o nosso corpo físico, onde Ele faz morada (Romanos 8:11; 2 Coríntios 5:5; Efésios 1:13-14).

5) O Espírito Santo testifica aquele que crê

O Espírito Santo confirma no nosso espírito que nos tornamos filhos de Deus, e por isso participaremos com Ele da Sua glória (Romanos 8:14-17).

6) O Espírito Santo tem o melhor para aquele que crê

A Palavra de Deus é clara ao afirmar que temos as primícias do Espírito Santo. Isso quer dizer que temos os primeiros frutos, os começos de tudo que Deus vai nos oferecer no céu (Romanos 8:23).

7) O Espírito Santo ajuda aquele que crê

É o Espírito Santo que sustenta o cristão contra as tentativas de Satanás e o ajuda a vencer as suas fraquezas. Não é por acaso que Ele é chamado de “ajudador” e “consolador” (Romanos 8:26-27, João 14:26, 15:26 e 16:7,8).

CONCLUSÃO:

O Espírito Santo não é um “turista” que vem morar dentro de nós apenas por um tempo. Não. Ele habita em nós e foi enviado por Deus para estar sempre conosco (João 14:16-17). Ele é o nosso ajudador em todos os momentos e deseja ser nosso amigo íntimo. Por isso, dê espaço a Ele e deixe que Ele assuma o controle de sua vida (João 7:37-39).

Prs. Edvaldo Sousa e Weider Santiago