Refinanciamento de veículo
Sociedade

Refinanciamento de veículo vale a pena?

Entenda o que é, como funciona e quais as vantagens do refinanciamento de veículo. 

Dentre as diferentes opções de modalidade de crédito, o refinanciamento de veículo é uma das que gera mais dúvidas entre os consumidores. Afinal, o que é, como fazer um refinanciamento e será que ele é, realmente, uma boa opção?

Como o próprio nome sugere, o refinanciamento de veículo é um tipo de concessão de crédito a partir da qual um veículo é oferecido como garantia de pagamento. 

O que é um refinanciamento de veículo?

Trata-se, portanto, de uma modalidade de crédito por meio da qual o cliente coloca um veículo como garantia de quitação do valor devido. É por isso que ele é considerado um tipo de empréstimo com garantia.

Nos empréstimos com garantia, os clientes conseguem acessar o mercado de crédito com juros mais baixos. Isso é possível justamente porque existe uma garantia (veículo, imóvel e até mesmo salário) que está atrelada ao empréstimo.

Como funciona o refinanciamento do veículo?

O refinanciamento de veículo funciona com base em algumas regras as quais precisam ser seguidas pela instituição financeira que concede o crédito e pelo cliente que solicita.

Valor do crédito está atrelado ao valor do veículo

Se você está pensando em fazer um refinanciamento de veículo, precisa ter em mente que o valor que será emprestado será proporcional ao valor de mercado do veículo oferecido em garantia.

Ou seja, quanto maior o valor do veículo, maior será o valor que você conseguirá junto ao banco. O limite máximo do crédito depende de cada instituição bancária, por isso é preciso consultar diretamente junto ao banco. Em alguns casos, o refinanciamento é de até 90% do valor do automóvel. 

A avaliação do veículo costuma ser feita com base no valor de mercado, que considera principalmente a Tabela Fipe.

Veículo permanece em nome do proprietário

Quando o tomador do crédito faz um refinanciamento de veículo, ele continua na posse e permanece utilizando o veículo normalmente.

No entanto, no documento do veículo, passa a constar uma alienação em favor da instituição financeira que concedeu o crédito. Essa alienação tem o prazo igual ao do contrato de empréstimo.

Por exemplo, se o tomador faz um empréstimo com prazo de pagamento de 48 meses, cumprindo suas obrigações em dia, ao fim do prazo, a alienação pode ser retirada.  De qualquer forma, o veículo continua sendo do cliente que usufrui dele normalmente.

Veículo com até 10 anos de fabricação

De forma geral, as regras dos bancos para refinanciamento imobiliário exigem que os modelos dos veículos oferecidos em garantia tenham até 10 anos de fabricação. Isso significa que os carros mais antigos, geralmente, não são aceitos para o empréstimo.

Não há uma regra clara com relação a isso, logo é preciso consultar as políticas de crédito praticadas pela instituição financeira que você escolher para conceder o crédito.

Prazo de quitação mais longo

Outra característica dos contratos de refinanciamento bancário diz respeito ao prazo estendido. Por existir uma garantia atrelada ao pagamento, as instituições financeiras costumam oportunizar um prazo de quitação mais longo.

Em alguns casos, os bancos chegam a fechar contratos com prazo de 60 meses para pagamento do financiamento.

Caso você tenha interesse em fazer o refinanciamento de veículo, o primeiro passo é pesquisar as instituições que oferecem a modalidade de crédito e as condições oferecidas. Após escolher o banco, basta entregar a documentação exigida e assinar o contrato. Lembre-se de ler o contrato com atenção e de tirar todas as suas dúvidas antes de assiná-lo.

Refinanciamento de veículo vale a pena?

De forma geral, o refinanciamento é uma ótima opção. Entretanto, é preciso ficar atento. O pagamento das parcelas deve ser feito de acordo com o contrato a fim de evitar a perda do seu veículo.

Além das taxas de juros mais baixas, o refinanciamento permite que o cliente continue utilizando o seu veículo normalmente. 

A modalidade é muito utilizada por pessoas que têm dívidas e querem fugir dos juros altos. Na prática, é vantajoso se você trocar uma dívida com juros maiores por uma dívida com juros mais baixos. 

Só solicite um refinanciamento se você tiver necessidade real do crédito e condições de cumprir as obrigações assumidas. Antes da contratação, avalie suas necessidades e a real viabilidade de refinanciar o seu veículo.

Não esqueça de estruturar o planejamento financeiro pessoal e familiar. Liste tudo o que recebe e os compromissos financeiros atuais. Não esqueça de considerar que as parcelas do refinanciamento precisam caber no seu bolso.