sacolas
Blog / Dicas

Sacolas ecológicas: qual sua real importância?

Sacolas ecológicas são a nova proposta de sustentabilidade ao planeta Terra. Elas podem ser feitas com plásticos biodegradáveis ou em alguns casos até mesmo com tecidos de estampas diferenciadas.

As sacolas biodegradáveis utilizam plásticos feitos com componentes naturais, como a celulose e o amido (encontrado em alimentos como a mandioca, o milho, a batata-doce, ou o cará).

Já as sacolas ecológicas de tecido, geralmente, são feitas com tecidos derivados de algodão, TNT ou poliéster. A escolha do material é importante para quem deseja algo personalizado e aparência mais bonita.

A ideia dessas opções sustentáveis surgiu com o decreto do Senado Nacional, que proibia em todo território nacional a fabricação, a importação, a comercialização e a distribuição de sacolas plásticas para transporte de mercadorias.

No mundo todo, atualmente, são produzidas aproximadamente 400 milhões de toneladas de plástico. 

Segundo dados da Agência Lupa, no Brasil, 13,5% de 79 milhões de toneladas de lixo são de plástico. Dessa parcela, apenas 1,28% reciclado.

A coleta de recicláveis tem sido pouco adotada pelos brasileiros. De acordo com pesquisa realizada pelo IBOPE, em 2018, 75% dos brasileiros não separam recicláveis e 77% sabiam que o plástico é reciclável, mas apenas 40% de fato reciclavam o material.

Diante desse cenário, o comportamento pouco sustentável das pessoas precisou de mudanças radicais com base em leis, que proibissem o uso de sacolas que tivessem em sua composição, polímeros plásticos.

Entretanto, não existem somente sacolas que utilizam esses componentes. Em nosso dia a dia, é possível encontrar diversos objetos que não possuem embalagens sustentáveis e ainda são permitidos por lei, como os listados a seguir:

  • Copos;
  • Canecas;
  • Garrafas;
  • Canudos;
  • Talheres;
  • Escova de dente;
  • Cotonete;
  • Shampoo e condicionador. 

Pelo fato de ainda serem permitidos em território nacional e internacional, acabamos não repensando a sua utilização e fazendo dela um hábito frequente. 

Porém, a mudança começa com a nossa postura, portanto, nos detalhes da nossa rotina.

Como aderir a hábitos sustentáveis

Além da substituição de sacolas plásticas pelas ecológicas, é possível aderir a troca sustentável de outros objetos que fazem parte da nossa vida. Começando pelas manhãs de cada dia.

No lugar das canecas plásticas, por que não apostar em uma caneca porcelana personalizada

Além de ser uma boa alternativa para o planeta, ela ainda pode servir de decoração para casa e pode ser estampada com a ilustração de preferência.

Após o café da manhã, escovar os dentes com uma escola feita de bambu pode ser uma saída. Além de evitar a contaminação por fungos, o material ainda possui concentração sílica, essencial para o reforço do cálcio na arcada dentária.

No almoço, por exemplo, é importante optar por uma alimentação saudável e, ao mesmo tempo, que tenha embalagens viáveis. 

Ao pedir uma comida fit delivery, é possível encontrar restaurantes que oferecem embalagens de papel em vez de plástico.

Estar atento aos talheres e canudos do mesmo estabelecimento também é primordial. No caso de um delivery, os talheres de metal e os copos de vidro podem dar lugar aos materiais não recicláveis.

No café da tarde ou jantar, ao escolher comprar novamente um alimento, é recomendável manter a mesma atenção às embalagens. 

Geralmente, alimentos congelados, como croissant congelado, utilizam embalagens de plástico.

Porém, já existem opções sustentáveis no mercado, como as feitas com materiais biodegradáveis, que não oferecem danos e nem riscos ao meio ambiente e cumprem a mesma função das outras.

Caso a escolha da refeição seja presencial e não mais por delivery, ainda é aconselhável estar atento aos detalhes do ambiente e da equipe. Algumas redes disponibilizam uniforme personalizado lanchonete para atendentes e cozinheiros.

Esses cuidados podem acompanhar desde os utensílios da cozinha, até os usados para servir alimentos aos clientes. 

Além disso, algumas lanchonetes e restaurantes também se preocupam com particularidades de sua infraestrutura, arquitetura e decoração.

No lugar de bancos de plástico, utilizam bancos de madeira ou poltronas de tecido. Além dos detalhes internos, consideram os externos, como placas personalizadas e fachadas feitas de material biodegradável.

Para que essa mudança seja alcançada por redes de alimentação, é necessário contar com o auxílio de um projeto que tenha como prioridade a sustentabilidade e seja elaborado por um arquiteto que possua responsabilidade ambiental.

A partir de uma escolha consciente, haverá cuidado com as mínimas especificidades de matéria prima e materiais de construção e reparação, até mesmo com um isolador para barramento, feito de resina, substância química extraída de plantas.

Quais as vantagens de aderir às sacolas ecológicas?

Como mencionado anteriormente, a sustentabilidade pode estar presente em detalhes e hábitos cotidianos. 

No Brasil, o início da mudança de hábitos surgiu com a proibição das sacolas plásticas e adesão às ecológicas. 

A primeira vantagem de aderir a uma ecobag está relacionada à ausência de componentes químicos em sua confecção, principalmente, o plástico, que leva cerca de cem anos para se decompor.

Também evita uma maior poluição do meio ambiente e o caos da cidade. Em dias de chuva, por exemplo, é comum encontrar sacolas plásticas espalhadas por bueiros e esgotos, o que impossibilita a passagem de água e causa as temidas enchentes.

A segunda vantagem está relacionada à economia da sacola ecológica em relação às plásticas. Além de terem um baixo custo, a sua durabilidade é maior. 

Com um material de qualidade, não será necessário novas aquisições a cada compra de mercadorias.

Alguns mercados e estabelecimentos oferecem até mesmo descontos nas compras, para quem utiliza essa forma de transportar e armazenar as mercadorias, ou brindes, como adesivo personalizado para loja e chaveiros, também ecológicos

A terceira vantagem está relacionada à influência que podemos exercer sobre a vida de alguém, principalmente, sobre a vida de crianças que, geralmente, se espelham nos adultos.

Ao utilizar uma sacola ecológica no lugar de várias sacolas plásticas, uma mensagem consciente será passada à sociedade. O que, por sua vez, pode influenciar o comportamento de consumo das pessoas ao seu redor.

 A quarta vantagem está relacionada ao incentivo do empreendedorismo, pois grande parte dessas sacolas são feitas por autônomos que vivem ou complementam a sua renda com as confecções e vendas dos produtos.

A quinta vantagem está relacionada à versatilidade da ecobag. Ela pode ser utilizada para carregar mercadorias em uma feira ou mercado, mas também pode ser usada como um adereço de moda.

Algumas pessoas preferem usá-la no lugar de uma bolsa, por exemplo. Isso pode ser feito em diferentes locais e ocasiões, desde um passeio pelo centro da cidade, por um parque ou, até mesmo, em uma viagem à praia.

A sexta vantagem está relacionada ao modo de vida de quem a utiliza. Geralmente, a sustentabilidade vem de um conjunto de hábitos e não somente de objetos. Portanto, entende-se que aderir a uma sacola ecológica desencadeia outras atitudes.

Como mencionado anteriormente, o plástico está presente nos mínimos detalhes da rotina de uma pessoa. Cabe a ela ter a consciência de substituí-los por alternativas que também não agridam ao meio ambiente.

Por último, mas não menos importante, a sétima vantagem em aderir a uma sacola ecológica está relacionada à sua acessibilidade. Após a lei estabelecida em território nacional, foi necessária uma mudança comportamental da população.

Com isso, consequentemente, houve um aumento da demanda e da oferta de sacolas sustentáveis, que pudessem auxiliar a população nessa transição. 

Portanto, hoje, é possível encontrá-las à venda em qualquer lugar, inclusive, em lojas virtuais.

Considerações finais

Nos últimos anos, o Planeta Terra tem enfrentado muitas crises, danos e dificuldades, o que tem deixado a população mundial em estado de alerta. 

Além das queimadas florestais que causam o aquecimento global, ainda existem problemas nos oceanos.

O plástico é um dos agentes poluentes da terra e dos mares. O acúmulo do descarte indevido de sacolas e garrafas plásticas pelas cidades causa diversas enchentes em dias de fortes chuvas.

E, nos oceanos, a presença de materiais como esse podem acabar matando peixes e outras espécies aquáticas, por sufocamento. Além de causar envenenamento pela ingestão de micropartículas de plástico.

Diante desse cenário, é essencial que o mundo se posicione de forma amigável perante o meio ambiente. Esse posicionamento pode começar com atitudes simples e mudanças de hábito, como a simples aquisição de uma sacola ecológica.

Com isso, será possível iniciar transformações individuais e coletivas que tratarão benefícios e protegerá o meio ambiente dos danos causados pelos seres humanos ao Planeta.

A real importância de uma sacola ecológica não está em sua funcionalidade, mas em seu significado e influência positiva no comportamento da população brasileira e até mesmo internacional. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.