Notícias

Saiba como a falta de cuidados com a saúde bucal pode interferir na sua qualidade de vida

Os profissionais da área da odontologia estão sempre destacando os cuidados com a saúde bucal necessários para que uma pessoa não tenha nenhum problema ao longo da vida, visto que é possível evitar complicações na cavidade oral e nos demais tecidos corporais.

Desde a primeira infância, quando os primeiros dentes de leite começam a aparecer, por volta dos 6 meses, é preciso colocar em prática ações que levam a uma arcada dentária forte e sadia. 

O uso de chupeta pode ser um assunto que leva a diversos questionamentos devido ao impacto na estrutura óssea-facial, por exemplo, mas que pode ser ajustada a partir do nascimento dos dentes permanentes. 

Além disso, a falta de uso de escovas de dente com cerdas macias, uso de fio dental ao menos uma vez por dia, de preferência antes de dormir, e a complementação com o enxaguante bucal pode causar diversas doenças, entre as quais:

  • Cáries;
  • Gengivite;
  • Halitose;
  • Placas bacterianas;
  • Tártaro.

Esses são os problemas mais comuns que surgem em quem não se cuida e não faz uma higienização frequente e correta. 

Contudo, ainda há casos mais sérios, como o câncer bucal, que pode atingir a língua, ou até mesmo interferir em outros órgãos do corpo humano.

Vale lembrar que a boca é porta de entrada de alimentos, e ali passam comidas e bebidas que precisam ser devidamente preparadas para consumo; bem como é um canal que facilita o acesso de vírus e bactérias ao corpo, interferindo em contaminações e até doenças cardiovasculares e até na diabetes. 

Alinhamento é procedimento que leva tempo

Pais e mães utilizam a chupeta como uma forma de entreter o bebê, fazendo com que esse acessório esteja presente nos primeiros anos de vida. 

Apesar de muitas empresas oferecerem uma chupeta anatomicamente aceita pela classe odontológica, é notório que o uso contínuo ainda pode causar problemas na dentição. Por isso, apesar de não haver um tempo certo para tirar o acessório,  a verdade é que, quanto antes, melhor.

Isso porque o uso frequente é um caso que pode obrigar o adolescente, entre 12 e 13 anos, a ter a necessidade de utilizar um aparelho invisivel, ou outro modelo que melhor se adapte às condições que os dentes apresentam.

Para os adultos que querem evitar problemas dentários e precisam fazer um tratamento de ajuste de posicionamento dos dentes, também é possível encontrar tratamentos que utilizam a tecnologia como forma de atender da melhor forma possível, reduzindo o aspecto estético, por exemplo.

Assim, as clínicas odontológicas que estão alinhadas com a tecnologia podem empregar o escaneamento bucal, fazendo um mapeamento completo de toda a área interna da boca. Esse trabalho permite que o profissional tenha toda a dimensão de:

  • Dentes;
  • Gengiva;
  • Língua;
  • Palato.

Com essas informações em mãos, é possível desenvolver um aparelho dental invisivel personalizado e móvel, podendo ser removido em momentos oportunos. 

Contudo, ainda é preciso fazer ajustes ao longo do tempo, para verificar se o aparelho está funcionando de acordo com o esperado.

Nesse caso específico, quem utiliza aparelho ortodôntico precisa tomar cuidado com a higienização, principalmente quanto à remoção de partículas de alimentos que podem ficar entre os dentes e o acessório, bem como a devida higienização das estruturas removíveis para que bactérias não sejam levadas à boca.

Superfície dentária recebe tratamento especial

Dependendo do consumo de determinados alimentos e hábitos como fumar, os dentes podem ficar com um aspecto amarelado. 

Isso reduz as características originais de um sorriso, além de proporcionar um ambiente que pode ser ideal para doenças graves, causando erosões, perdas dentárias e até ao câncer bucal.

Nesse sentido, diferentes tratamentos e prevenções podem ser realizados.

O esmalte dos dentes, por exemplo, pode ser tratado com a aplicação de produtos especiais para clareamento dental, desde que o paciente tome todos os cuidados e medidas para que a saúde bucal não seja prejudicada.

Esse é um tratamento especial que deve ser acompanhado por um profissional da área da odontologia. 

Espaço vazio entre dentes pode ser complementado

Devido a diferentes situações, como doenças bucais e até mesmo traumas, a perda dentária pode ocorrer. Por isso, os devidos cuidados com a higienização precisam ser realizados regularmente e de forma correta.

Contudo, caso a perda ocorra, uma técnica aplicada em pessoas que fogem das próteses artificiais e que proporciona muita qualidade é o implante dentario com peças de porcelana. 

Quando feito com um especialista da área de cirurgia odontológica, a aparência dos dentes se torna mais natural, além de apresentar mais segurança para o paciente, restabelecendo o sorriso, mordida e fala. 

Assim como os dentes naturais, os implantes requerem cuidados de rotina, como uso de escova, fio dental e enxaguante bucal para manter a qualidade e evitar inflamações, como periimplantite.

Procedimento indolor ganha espaço na odontologia

A proteção dos dentes consiste nos cuidados diários, desde o momento em que se acorda, com a escovação correta, até a hora de dormir, quando todos os procedimentos de higienização devem ser repetidos.

Para quem quer fazer uma restauração ou correção pode contar com a lente de contato dental aplicada pelos dentistas de maneira pontual, de modo  a aperfeiçoar a estética, mas para isso, a saúde bucal também deve estar adequada.

Assim como os outros procedimentos, essa técnica requer alguns cuidados, e só assim é possível manter um sorriso bonito por muito tempo, longe de doenças que podem se aproveitar da cavidade quando não há uma higienização adequada.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Lógica de Mercado, uma rede de conteúdos para alavancar negócios e proporcionar mais qualidade de vida e saúde.