Duas crianças sentadas na beira da piscina
casa e jardim

Saiba como deixar a água da sua piscina sempre cristalina

Checar o nível de pH e o correto funcionamento do sistema de circulação são hábitos que ajudam a manter a piscina limpa e cristalina

Ter uma piscina em casa é algo que oferece um alívio único em épocas mais quentes. Afinal, todo mundo quer aproveitar para nadar e se refrescar quando está muito calor. E isso é ainda mais gostoso quando se nada em uma piscina inflável ou comum que tenha as águas cristalinas.

Entretanto, nem todos os proprietários têm facilidade em manter a água brilhosa e transparente da piscina. Existem vários motivos que fazem com que a água fique turva, como folhas e outros detritos que caem na piscina e não são recolhidos ou filtrados; falhas no sistema de circulação da água; fluidos corporais dos banhistas, como suor e até mesmo o protetor solar aplicado; além do desequilíbrio de pH na água.

Assim, para manter o brilho da água, é importante adotar alguns hábitos e realizar certos procedimentos. Entenda melhor como fazer isso no texto abaixo.

Faça limpezas regulares

Se a sua piscina está suja e com água turva, está na hora de fazer uma limpeza nela. Para isso, o uso da redinha será importante, pois é com ela que você será capaz de retirar os detritos maiores que estejam na água.

Também é válido esfregar as paredes da piscina utilizando uma escova adequada para esse procedimento, que pode ser encontrada em lojas especializadas. Outro equipamento bastante útil para limpar o fundo da piscina é o aspirador de piscina, responsável por tirar a sujeira acumulada por toda a extensão dela.

Verifique o funcionamento do sistema de circulação

O sistema de circulação da piscina deve estar funcionando corretamente para garantir que a água fique cristalina. Por meio de testes, é possível conferir como está o funcionamento do filtro, tubulação e maquinário, observando se cada um deles está cumprindo sua função.

Inclua na sua rotina de limpeza a manutenção e limpeza do filtro da piscina e da casa de máquinas. Consulte a recomendação do fabricante do filtro para realizar a retrolavagem, impedindo assim que as partículas retiradas pelo filtro provoquem a turbidez da água.

Realize a supercloração

Se a água da sua piscina estiver muito turva, pode ser o caso de realizar o tratamento de supercloração. Basicamente, esse método exige a aplicação de grandes doses de cloro na água, ampliando os seus efeitos e conseguindo resolver o problema com facilidade e rapidez.

No entanto, é necessário um cuidado a mais ao fazer o procedimento, pois caso se utilize muito cloro, pode haver danos à casa de máquinas e ao tanque. Também não se recomenda entrar nela após o processo, já que cloro em excesso oferece riscos à saúde.

Procure equilibrar o pH

Faça testes na água da piscina e procure checar se o pH dela está adequado. O ideal é que a acidez da água seja considerada neutra, variando entre 7,2 e 7,6. Para fazer essa medição, use kit de testes específicos para isso.

O pH equilibrado é fundamental para que a água esteja apropriada para o banho das pessoas. Outro ponto-chave é que o cloro, produto indispensável para evitar que a água fique turva, só pode cumprir sua função desinfetante com maior eficiência dentro dessa faixa, não sendo afetado tanto pela alcalinidade quanto pela acidez.

Adote hábitos e cuidados para prevenir a sujeira

Quando sua piscina já estiver limpa, é interessante adotar alguns cuidados e hábitos para garantir que a água fique cristalina por mais tempo. Afinal, se você não prestar atenção no aspecto da piscina durante vários dias, ela ficará suja com o passar do tempo.

O ideal é realizar os procedimentos descritos acima com regularidade, evitando longos intervalos entre eles. Procure fazer check-ups semanais, conferindo o nível de pH e colocando cloro. Outra recomendação é utilizar a redinha diariamente, retirando as impurezas maiores da água.