Rotina eficaz de cuidados com a pele
Populares

Saiba como realizar uma rotina eficaz de cuidados com a pele

Você sonha em ter uma pele saudável e jovem? Confira essas dicas e descubra como criar uma rotina eficaz de cuidados com a pele completa.

Hidratante, esfoliante, protetor solar e primer facial: muitas são as pessoas que falam sobre esses produtos. Entretanto, poucas são aquelas que, de fato, sabem utilizá-los no dia a dia. Isso porque o skincare, ou seja, a rotina de beleza, está bastante em alta no momento, especialmente nas redes sociais e na boca das principais influenciadoras digitais. 

Contudo, em meio a tantos produtos divulgados por aí, é normal ficarmos em dúvida na hora de experimentar os cosméticos certos. Afinal, será que qualquer hidratante pode ser usado na pele? Ou então: o protetor solar deve ser aplicado todos os dias, mesmo durante os períodos nublados? 

As perguntas são muitas, é verdade. Mas não se preocupe. Para te ajudar a conquistar o look dos sonhos, trouxemos para este artigo uma série de dicas especiais. Continue acompanhando a leitura e saiba tudo sobre o assunto!

Comece removendo as impurezas do rosto 

No decorrer dos dias, a nossa pele tende a acumular uma série de impurezas. Normalmente, tais resíduos são originários dos restos de maquiagem e cosméticos, como também se dão por meio da poluição. 

E, uma vez presentes na derme, eles acabam obstruindo os poros, colaborando para uma série de efeitos desagradáveis, como a alta oleosidade, o surgimento de espinhas e, a longo prazo, o envelhecimento precoce. Obviamente ninguém deseja sofrer com tudo isso, concorda? Assim, a melhor saída é recorrer a componentes próprios para manter a cútis devidamente higienizada. 

Nesta lista, incluímos os sabonetes e géis faciais. Acessíveis e fáceis de usar, tais itens devem ser usados, ao menos, 2 vezes ao dia: logo ao acordar e antes de dormir. Também é recomendado investir em uma fórmula indicada para o seu tipo de pele: oleosa, mista ou seca. 

Esfolie o local regularmente 

Outro cuidado facial indispensável em uma rotina de skincare é a esfoliação. Já ouviu falar? De modo geral, essa etapa consiste em utilizar o bom e velho esfoliante e, com isso, remover as células mortas e demais impurezas que possam atrapalhar o desempenho e a saúde da pele. 

Atualmente, existem vários esfoliantes incríveis que podem ser encontrados no mercado. Caso a sua cútis seja muito oleosa, é bom recorrer às versões formuladas com ácido salicílico, que diminuem a produção de sebo e permitem que os poros respirem melhor. 

Um truque especial!

Aqui também existe a possibilidade de experimentar as receitinhas caseiras, normalmente feitas a partir de mel e açúcar mascavo ou café. 

A hidratação não pode ficar de fora

Se existe um cuidado que deve ser valorizado em um cronograma de beleza facial, certamente é a hidratação. Resumidamente, essa etapa é importantíssima para quem deseja obter um visual mais bonito e jovem, evitando o aparecimento das rugas e linhas de expressão. 

Ao hidratar a pele todos os dias, você conseguirá melhorar a elasticidade do local, assim como promover uma boa luminosidade e maciez. Ou seja: todos os fatores necessários para que a cútis se mantenha impecável. 

Assim como os demais produtos do skincare, você terá que recorrer ao hidratante que melhor se adequa ao seu perfil. Para as dermes oleosas, as fórmulas com efeito matte e textura em gel tendem a apresentar resultados positivos. Em paralelo, as peles secas demais se dão melhor com hidratantes intensos, com aspecto de creme e que prometem uma hidratação profunda. Fique de olho!

Finalize os seus cuidados com o protetor solar

E, antes de finalizar, que tal falarmos um pouquinho sobre o protetor solar? Indispensável no dia a dia de todos nós, esse produto é responsável por proteger a pele contra os efeitos causados pelos raios solares UVB e UVA, sendo os mais comuns o surgimento de manchas, o ressecamento, as queimaduras, o envelhecimento precoce e, em casos mais graves, o temido câncer de pele. 

Inclusive, engana-se quem imagina que o item deva ser usado somente para ir à praia ou à piscina. Nada disso! O protetor solar deve ser aplicado diariamente, mesmo dentro de casa e nos dias nublados. 

Sabendo disso, invista nas fórmulas com, no mínimo, 30 FPS e, se possível, prefira as versões à prova d’água, que apresentam maior durabilidade na pele. Escolher uma opção específica para o seu rosto também te ajudará a obter um efeito mais agradável e eficiente. 

Gostou de aprender como realizar uma rotina completa de skincare? Aproveite para seguir essas dicas à risca e obter o visual que você sempre desejou.