Marketing e Negócios

Saiba o que é o Smarketing e qual a sua importância

Todos nós sabemos que o setor comercial depende de um ótimo alinhamento entre duas áreas para conseguir desenvolver melhor seus resultados: marketing e vendas, o problema é que muitos consideram a aproximação entre os dois algo extremamente complicado e muitas vezes difícil de se concretizar, mas muitos não conhecem o chamado Smarketing. 

Esse é um conceito que vem ganhando força dentro das empresas justamente por unificar e trazer a sintonia perfeita entre o setor de vendas e de marketing, pode parecer um sonho, algo tão improvável quanto ver o chão limpo sem usar uma lavadora de piso, mas acredite, isso é extremamente real e palpável.

Acredite como seus resultados serão potencializados com a junção dessas duas áreas, como será mais fácil conseguir resultados e otimizar todo o seu funil de vendas, os benefícios são muitos mas antes de usá-los é necessário entender um pouco melhor o significado desse conceito. 

No texto de hoje, iremos mostrar e detalhar para você o que significa o Smarketing e qual a sua importância dentro de qualquer empresa, bora conferir mais sobre esse termo e o que faz ele ser tão falado na atualidade? Bora conferir!

O que significa o Smarketing?

Se você acha que teve algum erro de digitação e que a letra “S” acabou vindo junta da palavra marketing saiba que está equivocado, por mais que pareça um termo estranho, esse é um conceito que existe e a origem do seu nome diz justamente respeito a conexão entre Sales (vendas) e o marketing, o que resulta no Smarketing.

Em suma, esse é um termo que tem como principal objetivo alinhar tanto as vendas quanto o marketing de um local, com o intuito de fazer com que o negócio seja mais escalável e obtenha melhores resultados.

Para que isso aconteça, é utilizada uma comunicação sólida e uma troca constante de informações e compartilhamento de objetivos, que fazem com que as áreas consigam conversar entre si e definir o caminho melhor a ser seguido de maneira conjunta. 

A equipe de marketing pode atuar na captação, nutrição e conversão de leads, sempre com conteúdos e materiais atrativos, enquanto isso, a equipe de vendas trabalha de forma individualizada, usando todos os dados coletados pelo marketing para ter abordagens personalizadas com o intuito de fechar uma venda. 

Segundo estudos do Hubspot, essa união bem coordenada pode resultar em até 20% de crescimento anual dentro da empresa, afinal, ambas as áreas se complementam, sendo muito mais eficiente gerar leads e muito mais assertivo ter as informações sobre o consumidor antes de ofertar a sua empilhadeira elétrica

Qual a importância de usar o Smarketing?

Ter o seu time de marketing e de vendas alinhados é por si só, uma enorme vantagem dentro de qualquer empresa, afinal com isso você consegue ter um funil de vendas muito mais eficiente além de combinar as estratégias entre esses dois segmentos. 

As duas áreas separadas até funcionam bem, mas não conseguem aproveitar o potencial máximo que elas podem ter ao trabalhar em conjunto, é justamente com essa unificação, que alguns objetivos ficam mais claros e as metas mais tangíveis como o aumento da taxa de conversão, a otimização do funil de vendas, a melhor definição da persona, melhor análise relacionada a oportunidades e objeções, a atuação mais estratégica do trabalho e por aí vai. 

Sendo assim, o alinhamento entre esses dois segmentos ajuda e muito o desenvolvimento de todo o setor comercial, podendo ser aplicado em qualquer empresa independente da sua área de atuação ou tamanho, o que representa um crescimento escalável e o ampliamento muito mais forte dessas duas áreas, tirando o que há de melhor nessa unificação.

Quais são seus principais benefícios?

Não são poucos os benefícios ao unificar esses dois segmentos, já citamos alguns acima, como a otimização no funil de vendas e o aumento na taxa de conversão, porém, podemos falar ainda mais sobre o assunto, acredite, a lista de vantagens é tão grande quanto uma mangueira de incêndio

Entre as principais, temos o crescimento previsível, já que a unificação apresenta uma recorrência dentro da receita, o que torna tudo muito mais fácil de ser decifrado, também é possível compreender de forma real e muito mais profunda, quem é a persona do seu negócio, detalhando as relações por diferentes etapas do funil e até mesmo no pós-venda. 

Além disso, é possível enxergar com transparência e eficiência as oportunidades, fazendo com que você crie um fluxo automatizado que te permite identificar uma nova tendência e até mesmo mudanças, por fim, o foco no trabalho é estratégico, ou seja, cada disparo de e-mails, conteúdos produzidos e abordagens feitas, tem um propósito, o que amplifica a sua área e traz mais eficiência no resultado. 

Como alinhar a equipe de vendas e marketing?

É claro que para alcançar todos esses objetivos, é necessário cumprir alguns pré-requisitos e superar alguns obstáculos, o primeiro é justamente fazer com que ambas as áreas falem a mesma língua e estejam em sintonia, tanto nos seus objetivos, transparência dos processos e realização das tarefas. 

Uma grande necessidade é justamente o alinhamento completo de todo o funil, fazendo com que ambos os lados concordem com a execução e saibam todos os dados coletados dentro dele.

Também é preciso compartilhar e compreender os buyers personas, o marketing precisa entender quem são para criar conteúdos eficientes e as vendas para realizar follow ups e ofertas diretas, ambos precisam estar alinhados com as personas e cada detalhe sobre elas. 

Por fim, é necessário que a comunicação seja clara e flexível assim como um toldo policarbonato, para que o Smarketing seja realmente executado, é preciso que ambas as equipes estejam em sintonia total, isso representa um canal de comunicação aberta e totalmente transparente entre eles. 

Mais do que isso, é necessário ter uma troca constante de informações, além da criação de gerenciamento de relatórios entre as equipes, elas precisam analisar resultados juntos e tomar decisões conjuntas, integrando as áreas e colocando as necessidades das empresas acima do seu segmento. 

O que achou do texto de hoje? Já conhecia o Smarketing? Comente qual a sua opinião sobre ele abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado, até a próxima!