tecnologia

Segurança básica do computador

As pessoas muitas vezes pensam na segurança do computador como algo técnico e complicado. E quando você entra no nitty-gritty, ele pode ser – mas as coisas mais importantes é realmente muito simples. Aqui estão as coisas básicas e importantes que você deve fazer para se tornar mais seguro online.

Habilite atualizações automáticas

Todo o software que usamos todos os dias está provavelmente cheio de problemas de segurança. Esses problemas de segurança estão constantemente sendo encontrados — se estamos falando do Windows, Internet Explorer, Mozilla Firefox, Google Chrome, plugin Do Adobe Flash, Leitor DE PDF da Adobe, Microsoft Office — a lista continua e continua.

Hoje em dia, muitos sistemas operacionais e programas vêm com atualizações automáticas para fechar essas falhas de segurança. Você não precisa mais clicar em um botão ou baixar um arquivo para atualizar seu software; ele vai se atualizar em segundo plano sem qualquer entrada de você.

Algumas pessoas gostam de desligar isso por uma razão ou outra. Talvez você não goste que o Windows reinicie depois de instalar uma atualização, ou talvez você simplesmente não goste de mudanças. Mas do ponto de vista de segurança, você deve sempre deixar as atualizações automáticas.

Se você já desligou as atualizações automáticas anteriormente, para qualquer um de seus softwares, vá ligá-las agora mesmo, e depois volte a isso. Muito bom trabalho.

 

Manter seu computador atualizado é a maneira número um de mantê-lo seguro contra ameaças online. A Microsoft fornece atualizações para windows e produtos microsoft associados (Defender, Office) na segunda terça-feira de cada mês. A Apple não tem um cronograma regimentado, mas eles também fornecem regularmente atualizações. Essas atualizações não apenas consertam bugs, mas também corriem falhas de segurança. Assim, a única maneira de se proteger contra as vulnerabilidades mais recentes conhecidas é atualizando. Atacantes mal-intencionados estão sempre procurando por sistemas não reparados que podem atacar, e atualizações automáticas o mantém fora da lista de frutas penduradas baixas.

 

Leia mais: Whatsapp GB é Seguro?

 

Use Antivírus e Anti-Malware

Parece que a cada dois anos um artigo vai sair dizendo que um antivírus é o melhor. Mais três seguirão dizendo que outros três superaram o primeiro. Além disso, algum especialista em segurança escreverá um artigo dizendo que o antivírus não é mais relevante e que você é burro se usá-lo.

Vamos esclarecer as coisas: você deve estar executando antivírus, mesmo que você tenha cuidado na web. Qual deles? Depende de você — embora quando se trata de gratuito, simples e bom, não há nada de errado em usar o Windows Defender. Ele é incorporado ao Windows, atualiza automaticamente com o utilitário Windows Update, não tem impacto perceptível no desempenho e é gratuito. Para ser eficaz, um aplicativo antivírus precisa se integrar ao sistema operacional em um nível muito profundo. Quem melhor para conhecer os internos do Windows do que as pessoas que a construíram? Além disso, ele não tentará vender outros produtos ou injetar outros recursos que você não precisa, como alguns programas antivírus fazem.

Se você passar um tempo nos cantos mais sombrios da internet, você pode querer algo um pouco mais forte, como Avira ou Kaspersky,mas para a maioria dos usuários domésticos, o Windows Defender deve estar bem.

No entanto, além do antivírus, também recomendamos o uso de Malwarebytes ao lado do seu antivírus. Assim como seu cinto pode usar um bom par de suspensórios para dar-lhe uma pequena ajuda, aplicativos como Malwarebytes podem fornecer proteção extra contra softwares maliciosos que os produtos antivírus tradicionais podem não identificar. Programas maliciosos como diretores de navegadores e injetores de anúncios se comportam exatamente como alguns filtros de rede legítimos conhecidos. Eles não são tecnicamente vírus, mas você definitivamente não os quer. Aplicativos anti-malware podem ajudá-lo com esses. Malwarebytes é $40 por ano, mas você pode obter alguns de seus recursos gratuitamente.

Com esse combo de soco de um-dois, você deve estar a salvo de muitas das ameaças lá fora.

Saiba Mais: Como Ativar Windows com licença Digital