bicicleta
Blog / Dicas

Seguro Bicicleta – Tudo que você precisa saber

Não é uma novidade, mas há algum tempo mais pessoas estão buscando se aventurar pelo ciclismo. Isso é ótimo porque a soma de oportunidades que essa ação pode gerar é enorme. Além de ser excelente para a saúde, também contribui para que exista maior liberdade na locomoção.

No entanto, com esse maior uso do equipamento também começaram a surgir uma boa quantidade de roubos. A cidade de São Paulo, por exemplo, registrou no ano de 2020 cerca de 10 mil roubos de bicicleta. Em outras palavras, foram cerca de 1 bike roubada por hora! Mas o que fazer quanto a isso?

Bem, a maioria das pessoas estão em busca de um bom seguro de bicicleta. Isso porque nele é possível encontrar uma proteção maior ao pedalar nas ruas. É importante saber exatamente o que fazer na hora da contratação.  Por isso, vamos passar alguns dos pontos mais relevantes durante a contratação do seu seguro bike!

Por que ter um seguro como esse?

Exatamente pela falta de segurança! Quando você vai pedalar é muito importante que entenda onde está fazendo isso. A situação do roubo com certeza é difícil de lidar, mas, caso tenha um seguro poderá realizar a compra de outro produto semelhante ao seu. Isso acontece independentemente do uso que faz da bicicleta.

Mas com certeza não é apenas isso. O seguro também deixará você mais confortável. Muitas pessoas adoram sair pela manhã para pedalar um pouco e gostam exatamente por conta da sensação de tranquilidade. É um ótimo exercício e funciona bem para se locomover.

O objetivo do seguro não é evitar o roubo, mas diminuir o impacto que você terá. não haverá uma perda financeira significativa, é claro. Com um bom seguro terá a oportunidade de ter resultados ainda melhores, de acordo com as vantagens que ele pode oferecer.

Quais as vantagens do seguro bike?

Algumas vantagens são claras e fazem uma completa diferença no dia a dia. Outras acabam sendo características de cada empresa que oferece o seguro, visto que há serviços personalizados para que consiga pedalar com maior tranquilidade.

Vamos entender algumas das vantagens a seguir e porque é realmente importante considerar a contratação do seguro!

Você pode treinar sozinho

Algo que muitas pessoas desejam é ter a liberdade para pedalar completamente sozinho. Bem, essa não é a realidade de todo brasileiro, visto que há locais em que a possibilidade de ser roubado é muito maior. 

Como dito, o seguro não consegue proteger você do roubo, mas é eficiente para que não tenha problemas maiores com a perda da sua bike. Isso porque terá uma característica fundamental, uma redução alta no prejuízo financeiro.

Redução de prejuízos financeiros

Sim, você terá menores chances de perder dinheiro com a utilização do seguro. Aqui não estamos falando apenas dos casos de furto e roubo. Algumas pessoas sofrem acidentes de bike e eles podem ser os responsáveis por destruir algumas partes do equipamento, o tornando inutilizável.

O seguro faz a proteção total da bike, oferecendo um valor para o caso de perda total. Mas, ele também pode oferecer parte do valor para que algum componente seja consertado. Porém, acontecerá uma subtração do valor total com base no que vai ser retirado. 

Tranquilidade ao pedalar

Um ponto extremamente relevante para destacar aqui é que você terá uma liberdade muito maior para pedalar. Ficará mais tranquilo porque em caso de roubo ou acidente, estará seguro. Hoje, o seguro para a bike acaba tendo um nível de importância tal qual o para os carros.

Você deve imaginar que ter tranquilidade ao pedalar não é nada fácil. Com o número de roubos aumentado, a verdade é que muita gente usa o equipamento sempre em alerta e por conta disso pode perder um dos pontos mais importantes das bicicletas. A locomoção mais calma.

Cobertura para danos causados a terceiros

Por fim, mas não menos importante. Considerar uma proteção que é oferecida caso tenha danos para terceiras pessoas é realmente algo extremamente interessante. Acontece bastante de em acidentes, existir mais de um envolvido. Você deve realizar uma boa leitura nesses casos.

Os danos causados a terceiros podem ser bastante prejudiciais para seu financeiro. Por isso, é recomendado encontrar uma empresa de seguro que utilize bem isso. Dependendo do tamanho da cobertura, é completamente possível encontrar algo assim. Porém, também tenha atenção aos preços.

Caso pareça mais do que imaginava, sempre haverá a opção de comparar com outras empresas ou retirar um dos serviços da sua lista de necessidade.

Conclusão

Encontrando a seguradora correta terá bastante facilidade para realizar determinadas ações. Seguros para bikes, apesar de novos no mercado, já conseguem oferecer boa parte dos serviços que um ciclista necessita. 

Cada vez mais há empresas preocupadas com isso e oferecendo outros pontos para que o trabalho seja bem realizado.