bicicleta
Blog / Dicas

Seguro bicicleta – tudo que precisa saber

Quando você vai pedalar, pensa na sua segurança? Além dos equipamentos básicos para manter uma boa rotina no trânsito ou até fora dele, imagina como é útil estar protegido através de um seguro bicicleta contra acidentes e roubos? Acredite, a falta de uma boa cobertura pode causar grandes problemas para você.

Dependendo do modelo da sua bike, ter ela roubada ou danificada custa caro. A melhor opção para os ciclistas que desejam evitar isso é utilizar o seguro bike. Leve em consideração também o local onde mora. Se a segurança não é muito alta, vale a pena investir em algo assim.

Em certas cidades brasileiras os índices de crimes são altos demais. Isso causa muitos problemas referentes a roubo. Uma bicicleta é um produto muito vulnerável, visto que não consegue apresentar uma proteção diferente. Com isso, acreditamos que o seguro bicicleta é a melhor opção para você!

No entanto, é fundamental saber escolher a melhor cobertura. Hoje falaremos de tudo que precisa saber antes de contratar qualquer uma!

Mas o que é um seguro de bicicleta

Apesar de já ter uma noção do que foi dito acima, precisa entender mais sobre a cobertura. Evidentemente, esse é um contrato feito para ciclistas, mas como funciona? Geralmente da mesma forma que qualquer outro tipo de seguro.

Para explicar melhor sobre essa proteção que pode ser muito útil, vamos considerar um exemplo. Imagine que está na sua bike e não nota que logo a frente há um veículo estacionado. Você bate nele, mas tanto você como a bicicleta estão bem. Por outro lado, o carro não teve tanta sorte.

Precisando de transporte? conheça a https://transportadorasdeveiculos.com.br/

O seguro de bicicleta pode ser útil para lidar com esse problema! Pois é, ele pode ajudar a pagar os danos causados ao veículo. No entanto, não são todas as coberturas que oferecem essa vantagem e não é em toda ocasião que isso acontece, é preciso seguir as regras.

E quais são as regras

São oferecidas pela seguradora. Algumas coberturas, por exemplo, protegem seu equipamento apenas se ele estiver dentro da sua casa, o que acaba sendo um péssimo investimento. Por isso há uma relevância grande em procurar uma boa empresa para lidar com isso.

Assim sendo, as regras podem mudar de uma para outra. A boa notícia é que com isso conseguirá serviços mais personalizados, evitando pagar um valor muito alto para obter diversos serviços.

No entanto, para essa decisão ser ainda mais sábia é fundamental saber o que está incluído neste seguro.

O que está na lista do seguro

Bem, você espera que ao menos situações de roubos mereçam uma assistência, certo? Entretanto, como dito acima, há empresas que trabalham com cobertura apenas dentro da própria residência e essa é uma péssima ideia. Busque aquelas que desejam trabalhar com a segurança real da sua bike!

Geralmente, bons serviços possuem relação com:

  • Cobertura para acidentes pessoais;
  • Cobertura de responsabilidade de terceiros;
  • Roupas de Bicicleta;
  • Assistência na estrada;
  • Cobertura de despesas legais.

Poderá contar com outros serviços dependendo de quem contratou, mas esses já possuem grande valor. Assim é muito mais fácil chegar a um resultado aceitável.

Em que momento devo contratar

Primeiramente, precisa saber que para realizar a contratação de alguma cobertura precisará oferecer alguns dados. Sua idade, endereço, marca da bicicleta, modelo e outros. Assim a empresa poderá avaliar os custos e o valor que poderá ressarcir em caso de eventos prejudiciais.

Essa é uma maneira fácil de conseguir receber seu dinheiro! 

Além disso, o melhor momento para realizar a contratação é quando se percebe a falta de segurança ao pedalar nas ruas. Acidentes são mais difíceis de acontecer caso tenha uma boa direção, por outro lado, o crime você não controla, certo?

Qual é o custo

Sempre dependerá da cobertura que contratará. Além disso, o custo da sua bicicleta e a seguradora em si podem influenciar. O valor não é algo, em determinadas empresas de seguro ele não chega a representar 10% do valor total da bike. Além disso, certas empresas oferecem a possibilidade de criar coberturas para diferentes itens.

Se busca contratar um bom seguro, pesquise! Isso poderá ajudar muito, visto que o crescimento do mercado ainda está em trabalho. Por outro lado, cada vez mais pessoas encontram facilidades na contratação de um seguro de bicicleta.

Como manter minha bicicleta segura

Enfim, você precisa manter sua bike segura! Seja com um seguro próprio ou com ações que demonstrem certa relevância para a segurança do produto. Algumas dicas que podemos passar nesse caso são:

  • Fazer algumas anotações mais detalhadas sobre o equipamento. Modelo, marca, cor e qualquer outra característica que a torne única;
  • Quando não estiver utilizando, trave as rodas;
  • Sempre tranque a bike em algum local seguro, assim aproveitará mais a segurança;
  • Nunca deixe sua bicicleta sozinha, é geralmente nesses momentos que os roubos acontecem. Mesmo que por apenas 1 minuto!

Bem, essas são as dicas e agora sabe tudo sobre o seguro de bicicleta, basta aproveitar as vantagens e realizar uma boa contratação!