Mensagem

Sempre que agimos sem esperar o tempo de Deus, fracassamos

E apascentava Moisés o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote em Midiã; e levou o rebanho atrás do deserto, e chegou ao monte de Deus, a Horebe. E apareceu-lhe o anjo do SENHOR em uma chama de fogo do meio duma sarça; e olhou, e eis que a sarça ardia no fogo, e a sarça não se consumia. E Moisés disse: Agora me virarei para lá, e verei esta grande visão, porque a sarça não se queima. E vendo o SENHOR que se virava para ver, bradou Deus a ele do meio da sarça, e disse: Moisés, Moisés. Respondeu ele: Eis-me aqui. E disse: Não te chegues para cá; tira os sapatos de teus pés; porque o lugar em que tu estás é terra santa. Êxodo 3:1-5

 O Chamado de Moisés é uma das grandes passagens Bíblicas, um momento sublime aonde o Criador dos céus e da terra comissiona Moisés para libertar o seu povo (Israel), que estava sendo oprimido no Egito.

Sabemos que a vida de Moisés já era um milagre desde o seu nascimento, pois seus pais contrariando um decreto do Faraó, no qual dizia que todo bebe recém nascido do sexo masculino deveria ser morto, conseguem esconde-lo durante três meses, e depois disto o menino acabou sendo adotado pela filha do próprio Faraó.

Moisés cresce como um egípcio, em toda a sua ciência, portanto ele possuía um vasto conhecimento da época, em um dos maiores impérios que já existiu, e estava sendo preparado para ser um dos homens mais poderosos na época:

E Moisés foi instruído em toda a ciência dos egípcios; e era poderoso em suas palavras e obras. Atos 7:22

Porém o que Deus tinha para Moisés era algo mais importante do que fama e riqueza, ele havia sido escolhido desde o ventre de sua mãe para ser um profeta, e um grande líder.

Muitas vezes agimos de forma semelhante, temos a promessa de Deus sobre as nossas vidas, temos um chamado, mas não sabemos esperar o tempo certo do Senhor.

E como saber o tempo certo do Senhor?

Deus trabalha de forma muito particular na vida de cada um dos seus servos, o que temos que fazer é estar em constante oração, meditando na Sua Palavra, se consagrando, vivendo uma vida santa e reta diante do Senhor.

O Espírito Santo habita em nós, e é Ele que trabalha em nossas vidas, e nos capacita para cumprir a vontade do Senhor.Talvez o tempo certo na sua vida seja daqui um dia, mas também pode ser que seja daqui um ano, dez anos, somente Deus sabe, o que nós temos que dizer é EIS-ME AQUI… Na vida de Moisés foi aos 80 anos. Mas o mais importante em tudo isto é que não importa o tempo, Deus te escolheu, para uma grande obra.

Moisés teve que fugir de Faraó, e passou 40 anos no deserto de Midiã, casou teve dois filhos, e como diz a Palavra sua ocupação era apascentar as ovelhas de seu sogro.

Neste deserto Moisés foi treinado por Deus. No deserto Moisés foi privado de todo luxo e riqueza, aprendeu a confiar em Deus nas minímas coisas. Quando falamos de deserto, falamos de um lugar de passagem, aonde o Senhor algumas vezes permite que passamos, para aprendermos lições valiosas, para confiarmos em Deus em todos os momentos de nossas vidas. É fácil confiarmos em Deus quando não nos falta nada, quando o celeiro esta abastecido.

Mas lembre-se!!! Deserto é lugar de passagem, ele tem que passar, não posso te dizer o tempo, mas confie em Deus, Ele não te abandonou, e você não esta sozinho neste deserto, o Senhor Jesus esta contigo e vai te dar a vitória. E quando vencemos o deserto aprendemos lições valiosas.

E apareceu-lhe o anjo do SENHOR em uma chama de fogo do meio duma sarça; e olhou, e eis que a sarça ardia no fogo, e a sarça não se consumia. Êxodo 3:2

Moisés viu algo tremendo, ele via uma sarça que ardia em fogo, e ele já havia visto muitas sarças pegarem fogo naquele deserto, mas aquela era diferente, ela não se consumia, o fogo não danificava a sarça.

Deus é maravilhoso, e como já falamos neste estudo, Deus trabalha de uma forma particular na vida de cada servo Seu, na vida de Moisés Deus usou uma sarça, e o mais importante o anjo do Senhor estava no meio da sarça, e esta visão prendeu a atenção de Moisés:

E Moisés disse: Agora me virarei para lá, e verei esta grande visão, porque a sarça não se queima. E vendo o SENHOR que se virava para ver, bradou Deus a ele do meio da sarça, e disse: Moisés, Moisés. Respondeu ele: Eis-me aqui. Êxodo 3:3-4

E veja que interessante, quando Moisés se virou para ver a grande visão, no mesmo instante Deus bradou do meio da sarça e chamou Moisés pelo nome.

Deus é Maravilhoso, Deus só chamou Moisés quando ele se colocou na direção da sarça. Não podemos esquecer que Moisés, na quele momento, não passava de um pastor de ovelhas em meios aos vales e cordilheiras.

Conosco Deus trabalha de forma parecida, pois quando nos voltamos para a Palavra, quando nos direcionamos aos pés do Senhor, quando colocamos o nosso coração para buscar e servir ao Senhor, quando nos colocamos a Sua disposição, Deus nos chama pelo nome, e nos levanta com autoridade e poder.

Pastores: Edvaldo Sousa e Weider Santiago