Marketing e Negócios

SEO negativo: Saiba como ela pode prejudicar o posicionamento do seu site

Você muito provavelmente já ouviu falar em SEO, as ferramentas de otimização dos mecanismos de busca que são primordiais para melhorar o desempenho de sites e páginas online. Mas você conhece o SEO negativo?

Muitas pessoas sequer sabem que esse termo existe e, se esse for o seu caso, fique tranquilo, você aprenderá agora tudo sobre o conceito que, ao contrário das técnicas de SEO, podem prejudicar as páginas na Web.

Entenda o que é SEO negativo, como ele pode prejudicar o posicionamento do seu site e saiba como se proteger dessa prática. Dessa forma, você garante a integridade dos sites de sua empresa, seja ela do comércio de tecnologias ou uma loja de filtros ecológicos.

O que é SEO negativo?

Em resumo, o SEO negativo é um conjunto de ações má intencionadas, que visam prejudicar o desempenho de sites na internet. 

O objetivo da prática é fazer com que páginas específicas tenham seus posicionamentos prejudicados nos principais mecanismos de busca online.

Como ele é feito

Ele pode ser feito de diversas formas, dentre as mais comuns, temos a produção de conteúdo de maneira desleal a fim de prejudicar a reputação de alguma marca.

Nesse caso, cria-se uma grande quantia de conteúdo negativo sobre os produtos ou serviços de empresas utilizando palavras-chave específicas para que esse conteúdo seja facilmente encontrado pelos usuários que efetuam as buscas online.

Uma empresa de montagem de painéis elétricos, por exemplo, poderia ser prejudicada por um SEO negativo feito por uma concorrente. 

Já que essa estratégia pode falar mal de seus produtos e utilizar diversas palavras-chaves direcionadas à marca da vítima e que são comumente pesquisadas.

Dessa forma, o conteúdo difamatório seria encontrado com facilidade e a reputação da companhia poderia ser ferida.

A outra forma de praticar o que é considerado SEO negativo é através da produção desleal de conteúdos, utilizando técnicas que tentam burlar as diretrizes dos mecanismos de busca para obter um bom posicionamento, com um conteúdo de baixa qualidade.

Nesse caso, as empresas que aplicam as técnicas de SEO corretamente podem ser prejudicadas, uma vez que o SEO negativo busca atingir resultados rapidamente, utilizando estratégias eficientes, mas moralmente questionáveis.

Dentre as práticas mais comuns nesse segundo caso, temos:

  • Uso de material plagiado;
  • Cópia e redistribuição de um mesmo conteúdo em diversas páginas;
  • Cópia constante dos mesmos conteúdos e republicação no próprio site;
  • Construção de links com vírus que direcionam aos sites;
  • Diversas técnicas do chamado Black Hat SEO.

É válido ressaltar que empresas de todos os ramos podem ser afetadas por outras que pratiquem o SEO negativo, como uma companhia de análise metalográfica, por exemplo. Por isso, é importante entender os processos e se atentar às prevenções.

Black Hat SEO

O último tópico envolve uma série de outras ações e é um dos melhores exemplos de SEO negativo.

O Black Hat SEO é uma prática que visa manipular os resultados dos mecanismos de busca, como o Google, para que um site apareça nas primeiras posições das buscas, mesmo que ele não tenha muita relevância para o conteúdo pesquisado.

Erroneamente, muitas empresas investem na aplicação de estratégias de Black Hat SEO, tentando obter melhores desempenhos rapidamente a acabam sendo merecidamente punidas pelas ferramentas de busca online.

Portanto, se você tem uma página para a sua companhia que vende e instala sistema de som ambiente residencial, nunca utilize o Black Hat SEO.

Como o SEO negativo pode prejudicar o seu site

O SEO negativo pode prejudicar um site de diversas maneiras. A principal delas é que ele pode fazer com que ele perca posições nas buscas e, consequentemente, receba menos tráfego.

E isso vale tanto para as ações praticadas por terceiros, que querem prejudicar a sua página quanto para técnicas como o Black Hat SEO, que devem ser evitadas a todo custo.

Os principais mecanismos de busca penalizam sites que utilizam práticas de SEO negativo. 

O Google, por exemplo, tem punições conhecidas que começam com quedas no posicionamento dos sites nos resultados e podem chegar até mesmo ao banimento das páginas da plataforma.  

Ademais, o SEO negativo pode prejudicar a reputação do site, já que ele pode ser associado a conteúdo falso ou enganoso, o que pode afastar os usuários e afetar negativamente as suas vendas.

Por essas razões, é importante evitar o uso de SEO negativo e adotar práticas éticas e legais de otimização nas suas páginas, dessa forma, você melhora o desempenho do seu negócio, seja ele de importação de itens ou de eletrodo para solda inox, por exemplo.

Projeta suas páginas

Veja agora as principais maneiras de proteger as suas páginas do SEO negativo, sabendo como evitar os principais problemas causados no caso de ataques que tem a intenção de prejudicar o seu site.

Afinal, como vimos, o SEO negativo pode ser praticado por terceiros que têm más intenções e pretendem derrubar o seu conteúdo no ranking dos resultados de pesquisas online, como um excelente site de venda de papel velumóide para juntas.

Mas, é válido ressaltar que você nunca deve utilizar as técnicas do Black Hat SEO, por exemplo, que visam burlar os sistemas e obter resultados rapidamente. Caso contrário, seu site será punido.

Atente-se a sua segurança online

Uma das maneiras mais eficazes de se proteger online, de forma geral, é estar sempre atento à sua segurança, prevenindo-se da melhor forma. Por isso, ao utilizar a internet no dia-a-dia é essencial que você fique sempre atento aos links e sites suspeitos.

Mas essa é uma regra básica de navegação de internet e aqui estamos falando especificamente de proteção para o seu site e prevenção contra SEO negativo.

Nesse caso, seus cuidados devem ser redobrados e você deve estar o tempo todo atento se o seu site não está sendo prejudicado por invasores ou malwares diversos. 

Atualmente, é possível encontrar serviços ilegais que visam invadir sites e prejudicar os conteúdos neles dispostos.

Dessa forma, é imprescindível que você esteja sempre atento ao funcionamento correto de suas páginas, para garantir que ela não foi invadida ou prejudicada por softwares.

Ademais, monitore frequentemente o seu conteúdo, para garantir que ele não está sendo modificado e enviando materiais nocivos às pessoas que acessam seu site, por exemplo.

Cuidado com a duplicidade de conteúdo online

Outra prática de prevenção que deve ser adotada para o seu site é a verificação do conteúdo para prevenção da quebra de diretrizes de duplicidade.

Como vimos anteriormente, uma das principais características que causam punições nos mecanismos de busca é a publicação de conteúdos duplicados, plagiados de outros sites.

Por isso, você deve evitar a todo custo copiar e publicar materiais produzidos por outras companhias em suas páginas. E, você deve estar atento a essa ocorrência de forma anormal em seu site, pois se isso ocorrer, você pode ter sido vítima de um ataque.

Ainda a respeito de conteúdo duplicado, ressaltamos que é possível sim trazer informações de outros locais para a sua página, mas é necessário dar os devidos créditos, dizer a fonte dos dados apresentados.  

Caso você não saiba, o backlink é uma técnica utilizada em SEO que consiste em criar links de outros sites para o seu próprio site, a fim de aumentar a sua relevância e autoridade nos mecanismos de busca.

De forma geral, quanto mais backlinks um site tem, mais relevante ele é considerado pelos mecanismos de busca, o que pode aumentar a sua posição nas pesquisas.

É possível, por exemplo, realizar uma parceria com uma empresa de toalha industrial e linkar nos conteúdos produzidos para o site desta companhia a sua página, que é especializada na produção variada de tecidos.

Todavia, é importante monitorar constantemente se o seu sistema de backlinks está funcionando corretamente. 

Verifique se os conteúdos que contém os redirecionamentos para o seu site são de qualidade e não utilizam técnicas como o Black Hat SEO, por exemplo.

Além disso, você deve estudar se há backlinks nocivos, com SPAM ou material nocivo incluídos, nesse caso, eles devem ser excluídos o quanto antes.

Utilize ferramentas de prevenção de ataques de SEO negativo

Enfim, uma das práticas mais comuns e eficientes para se prevenir de ataques de SEO negativo é utilizar as devidas ferramentas, que são desenvolvidas visando evitar esse tipo de ação.

Utilizando esses recursos você protege desde a sua loja de produtos online até mesmo seus blogs que detalham tudo sobre o preço de instalação elétrica por M2, por exemplo.

Algumas das principais ferramentas, dentre as mais utilizadas, são:

  • Pingdom;
  • Monitor Backlinks;
  • Copyscape;
  • Google Search Console;
  • Google Disavow Tool;
  • Bing Webmaster Tools;
  • Mention.

Cada um desses recursos apresenta funções diferentes, além de serem aplicados em meios distintos. 

O Google Search Console, por exemplo, auxilia o seu site a adaptar-se às ferramentas de SEO de diversas formas, enquanto o Monitor Backlinks ajuda no processo de monitoramento dos backlinks, anteriormente citado.

De qualquer forma, para que o site de sua empresa tenha sempre o melhor desempenho possível, estude e aplique as estratégias de SEO em todo o funcionamento da sua página e produção de seu conteúdo.

Ao mesmo tempo, esteja prevenido contra possíveis ataques de SEO negativo e evite práticas que prometem resultados rápidos, mas tentam burlar as diretrizes impostas pelas ferramentas de pesquisa. 

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.