Notícias

Polícia confirma 14 mortos no atentado terrorista de Barcelona até o momento

A polícia de Barcelona confirmou que o atropelamento em La Rambla em Barcelona, nesta quita-feira, foi um ataque terrorista. O homem que dirigia a van fugiu a pé e teria entrado em um outro veículo. Segundo o Ministério do Interior da Catalunha, treze pessoas morreram e mais de 50 ficaram feridas no atropelamento. Fonte de notícia da polícia espanhola confirma que sobe para 14 o número de mortos. Os terrorista ainda não foram preso até o momento.

As autoridades, no entanto, desmentiram que dois homens armados estivessem entrincheirados em um restaurante, ao contrário do que foi divulgado pela imprensa local.

O grupo terrorista Estado Islâmico (EI) reivindica a autoria do ataque em Barcelona, segundo um site de propaganda do grupo. Mais cedo, perfis nas redes sociais de simpatizantes do Estado Islâmico celebraram o atentado ocorrido nesta quinta-feira, 17, quando uma van atropelou dezenas de pessoas em Las Ramblas, no centro da cidade.

O atentado em Barcelona ocorreu duas semanas após simpatizantes do EI lançarem apelos nas redes sociais para atos na Espanha. De acordo com a especialista em contraterrorismo Rita Katz, do grupo de inteligência SITE, membros do EI fizeram ameaças nas redes sociais pedindo “ataques iminentes” e a “reconquista” de Al-andalus, nome dado à Península Ibérica no século 8, a partir do domínio do Califado Omíada. As características do atentado – atropelamento massivo com van ou caminhões – também é uma tática muito promovida pelo Estado Islâmico. / REUTERS e ANSA

Facebook: Globo Expresso.Com Twitter: Globo Expresso.Com