telecomunicações
Filmes

Telecomunicações: novas possibilidades e tendências em 2023

As tendências em telecomunicações provam que investir na transformação digital deixou de ser uma opção para se tornar uma questão de sobrevivência que afeta negócios de todos os tipos e tamanhos.

telecomunicação

Independentemente de qual seja o objetivo do negócio, todo gestor deseja reduzir custos, crescer e reinventar sua atuação no mercado de trabalho e para isso precisa da tecnologia.

Qualquer companhia que queira aproveitar as oportunidades da melhor forma e otimizar seus recursos precisa estar atenta ao mercado em que atua, além disso, deve compreender o que acontece no universo de telecomunicações.

Acredita-se que esse mercado se refere apenas ao telefone, mas ele faz parte de muitos outros elementos fundamentais no cotidiano das pessoas, como no caso da internet e da telefonia móvel.

É impossível imaginar a vida sem internet nos dias de hoje e os avanços na telecomunicação foram os principais fatores que permitiram que a internet também evoluísse e facilitasse a vida da sociedade.

Para extrair todo o potencial desse mercado, é fundamental entender as tendências das telecomunicações nos próximos anos, quais foram seus avanços, quais são as tendências para o futuro da internet e as novas tendências de tecnologia.

Tendências da telecomunicação nos próximos anos

Assim como outros mercados, a telecomunicação também tem suas tendências, e entre as principais estão:

  • Expansão do 5G;
  • Tecnologia sustentável;
  • Metaverso;
  • Super apps.

Já no ano de 2023, a tendência é que o 5G se expanda ainda mais, tendo em vista que 420 municípios foram incluídos no grupo de cidades que vão receber a nova tecnologia.

Isso vai beneficiar muitas pessoas e empresas, como uma de boroscopia e várias empresas de telecomunicação estão trabalhando nesse processo. Espera-se que o número de usuários da quinta geração de internet aumente 41% ao ano até 2027.

A tecnologia sustentável tem ganhado mais espaço nas organizações, além de ser uma pauta que está diretamente relacionada à tecnologia.

Tanto é que, de acordo com uma estimativa da Gartner, até 2025, 50% dos CIOs vão usar métricas de desempenho relacionadas à sustentabilidade na infraestrutura de TI.

As tecnologias sustentáveis promovem melhorias ambientais, prevenindo riscos ao meio ambiente, melhorias sociais que promovem os direitos humanos, além de melhorias de governança que fortalecem a própria conduta e princípios empresariais.

Muitas empresas estão priorizando investimentos em computação em nuvem, além de abordagem proativa para questões sociais.

Outra grande tendência é o metaverso, que embora esteja dando seus primeiros passos, estima-se que até 2027, 40% das grandes organizações vão utilizar projetos realizados nesse espaço, com o objetivo de aumentar a receita.

Empresas de vários segmentos, como uma especializada em projeto de spda pronto, pretendem investir no metaverso para engajar e se conectar com os colaboradores, usando espaços de trabalho virtuais.

Por fim, os super apps são uma tendência porque fornecem recursos, ferramentas e funcionalidades, bem como o acesso a vários mini aplicativos, criados de maneira independente, tudo dentro da mesma plataforma.

O objetivo é entregar uma experiência simples e rápida para resolver diversos problemas dentro da mesma interface, sem que para isso seja necessário baixar outros aplicativos.

Os avanços das telecomunicações

O setor de telecomunicações evoluiu muito no Brasil, e tudo começou com a primeira linha de telefone instalada no Palácio Imperial no Rio de Janeiro, alguns meses depois que o recurso foi apresentado por seu inventor, em 1876.

Já em 1914, 40 mil aparelhos já funcionavam no país. Em 1970, começaram as operações via satélite em larga escala, e a partir da década de 1980 ampliou-se a área coberta pelas redes nacionais de TV.

Na primeira década do século 21, o Brasil já tinha empresas operando satélites de comunicação, redes de cabos ópticos e o comércio virtual que movimenta muito dinheiro pela internet.

O rádio também evoluiu muito e continua sendo um excelente veículo de comunicação usado por pessoas e empresas que querem anunciar seus produtos, como peças lataria caminhão vw.

O aparelho foi inventado no século 19 e a primeira radiotransmissão brasileira aconteceu em 1893, e a era do rádio se iniciou em 1919. Logo na década de 1930, o Brasil já contava com 29 emissoras de rádio.

A partir do século XX, os ouvintes puderam ter contato com transmissões AM e FM de boa qualidade, e atualmente, os usuários podem acessar inúmeras rádios no mundo todo por meio de dispositivos conectados à internet.

A televisão é outro membro das telecomunicações e chegou ao Brasil em 1950. No início, as transmissões aconteciam entre 18 e 23 horas, visto que a programação era feita ao vivo.

Entre os artistas brasileiros que fizeram parte desse momento histórico no país estão Hebe Camargo, Mazzaropi e Lima Duarte. Somente em 1970 ocorreu a primeira transmissão em cores de uma Copa do Mundo.

Já na década de 1980, mais da metade da população Brasileira tinha aparelhos de TV em casa, e além da programação, podiam assistir propagandas de produtos dos mais variados tipos, como válvula borboleta automática.

Atualmente, as pessoas podem usar o televisor comum, bem como outros aparelhos para acessarem canais abertos e fechados.

Mas a grande evolução das telecomunicações no Brasil foi com a chegada da internet, que efetivamente começou a acontecer em 1994, por meio do lançamento dos primeiros provedores de acesso.

Desde então, a internet se tornou um verdadeiro fenômeno no país, com muitos conteúdos gerados pela própria população, com o número de usuários crescendo continuamente.

Tendências para o futuro da internet

A internet passa constantemente por grandes mudanças e evoluções e isso vai continuar acontecendo nos próximos anos. Uma delas é a malha de dados, também conhecida como Data Fabric.

Trata-se de uma tecnologia com recursos que conseguem reunir e integrar dados de várias fontes e usuários na mesma plataforma, o que facilita o registro de informações, além de torná-las mais acessíveis.

Empresas dos mais variados segmentos, como no caso de uma lavanderia de epis, vão investir cada vez mais em plataformas de computação em nuvem.

Elas trazem mais autonomia para controlar os próprios sistemas de qualquer lugar, sempre de maneira rápida e segura.

Outra grande tendência é a inteligência de decisão, visto que o processo decisório dentro das empresas envolve uma série de ações e estratégias implementadas para definir qual é o melhor rumo para a companhia.

Com essa evolução da internet, a tendência é que a escolha seja embasada em dados devidamente tratados e que agilizam o processo para garantir mais exatidão nas decisões.

As organizações também vão usar a inteligência artificial para reunir e refinar dados que auxiliam no processo decisório, e modelos analíticos podem ser projetados para fazer uma avaliação de diferentes cenários.

Novas tendências em tecnologia

Assim como um fabricante de canetas corporativas pode aproveitar as tendências para o futuro da internet, também poderá usufruir das tendências de tecnologia que começam a aparecer já em 2023.

Uma delas são os wireless com novas funções, visto que esse recurso deixou de ser um facilitador da comunicação para assumir novos papéis, principalmente devido à chegada do 5G.

Isso vai fazer com que os serviços se tornem menos burocráticos e podem ser oferecidos com acesso rápido pelos meios digitais. Consequentemente, a organização vai poupar uma série de custos e etapas no dia a dia.

Outra grande tendência são os desenvolvedores front e back end por conta do crescimento do e-commerce que depende de aplicativos mais completos e robustos.

Negócios de vários segmentos, como uma oficina funilaria e pintura, estão se modernizando, mas as lojas virtuais precisam muito fazer isso porque dependem de uma experiência dinâmica e personalizada para os clientes.

Para alcançarem esse propósito, as lojas virtuais precisam contar com profissionais que reúnem todas as habilidades necessárias para estruturar suas plataformas e que tenham conhecimento em front e back end.

Por fim, o uso inteligente de dados que se espalhou por vários segmentos de atuação fez com que surgissem profissionais especializados em data analytics e que são muito requisitados para organizar informações digitais.

Uma empresa prestadora de serviço de manutenção de aviões particulares precisa desses profissionais para impulsionar soluções que não geram tantos impactos negativos para o meio ambiente e que reduzem os custos operacionais.

Além disso, a agenda sustentável se tornou prioridade para governos e líderes de todo o mundo, e por isso a pauta sustentabilidade que já é uma realidade, continua sendo essencial por conta da evolução da internet nos próximos anos.

Considerações finais

O setor de telecomunicações passou por muitas mudanças e evoluiu bastante, mas a promessa é que ele continue evoluindo para trazer soluções cada vez mais inteligentes para a sociedade como um todo.

Empresas e pessoas poderão aproveitar recursos que facilitam muito o dia a dia, trazem mais segurança para as informações e ajudam as empresas a acompanharem o futuro.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.