Notícias

Tottenham atropelou o Real Madrid em Wembley, e se classifica para as oitavas

Não foi uma simples vitória. Foi uma vitória maiúscula. De líderes. De quem pede passagem. O Tottenham se impôs diante dos atuais bicampeões da Europa, venceu o Real Madrid por 3 a 1 em Wembley e se garantiu nas oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa com duas rodadas de antecedência. Os ingleses chegaram aos 10 pontos e são líderes do Grupo H. Os merengues seguem em segundo, com sete pontos, e dificilmente perderão a segunda vaga. Mas viram seu domínio ir embora. São coadjuvantes na chave.

O Tottenham soube ser paciente. Viu o Real ter iniciativa, mas sem objetividade. E, aos poucos, conseguiu aproveitar os espaços e se impor, especialmente com as investidas de Trippier pela direita. Marcelo sofreu com o lateral rival às suas costas. Foi dali que saiu o primeiro gol dos Spurs. O camisa 2 dos donos da casa recebeu bom lançamento – em posição irregular -, tocou de primeira para o meio da área, e Dele Alli empurrou para as redes: 1 a 0. O Real tentou responder com jogadas individuais. Primeiro, Casemiro chutou da esquerda, e depois, Cristiano Ronaldo, também por ali, tentou um chute. Lloris mostrou precisão e fez boas defesas.

A segunda etapa não foi tão diferente. O bicampeão europeu não mostrava criatividade. E abriu o caminho para o organizado Tottenham ampliar a vantagem. Aos 10 minutos, Dele Alli se livrou de Casemiro pela direita, entrou na área e chutou forte. A bola desviou em Sergio Ramos e entrou. O Real era nervoso. Se mantinha no campo de ataque, mas sem objetividade. Criou boa chance aos 16, quando Sergio Ramos chutou em cima de Cristiano Ronaldo, na pequena área. Mas o gol não saiu. Os Spurs aproveitaram o descontrole rival e, aos 19, fez o terceiro. Em contragolpe, Kane achou Eriksen pela esquerda, e o dinamarquês finalizou bem. Os merengues tentaram reagir. Aos 34, Ronaldo aproveitou sobra dentro da área e balançou as redes: 3 a 1.

Com o resultado, o Tottenham chega aos 10 pontos, é líder do Grupo H e garante a vaga antecipada às oitavas de final da Liga dos Campeões. Os Spurs buscam superar sua melhor campanha, em 2011, quando foram eliminados nas quartas. O Real permanece em segundo, com sete pontos. Borussia e Apoel, que empataram por 1 a 1 na Alemanha, vêm em seguida, ambos com dois pontos, e pouco ameaçam os merengues. Além do Tottenham, PSG, Bayern e Manchester City já se garantiram na próxima fase. Na próxima rodada, os Spurs pegam o Dortmund fora. O Real recebe o Apoel.

O Real Madrid mostrou falta de criatividade, sofreu com desfalques de Bale, Carvajal e Varane, Cristiano Ronaldo tocou poucas vezes na bola, mas mesmo assim o camisa 7 consegue ser destaque. Fez o único gol merengue no jogo, chegou aos seis na Liga dos Campeões e assumiu a artilharia isolada do torneio. No entanto, mostrou que sua participação nos jogos tende a ser cada vez mais rara, porém precisa. Ele se mantém mais como um finalizador, homem de definição. Não se movimenta mais como antes. Mas ainda é protagonista.

FacebookGlobo Expresso.Com TwitterGlobo Expresso.Com