bike
Blog / Dicas

Tudo que você precisa saber para aderir à bike em seu dia a dia

Descubra como incluir a bike, de forma simples e descomplicada, na sua vida e logo irá se perguntar por que não fez isso antes.

Se você quer motivos para sustentar a decisão de inserir o hábito de usar a bike no dia a dia, saiba que existem vários! A bicicleta é uma forma eficiente de resolver determinadas funções da rotina, além de promover mais saúde para o corpo físico, de ajudar na saúde da mente e de, ainda, ser um meio de transporte sustentável.

Sabemos dos impactos negativos do carro ao meio ambiente e ao bolso de quem utiliza o transporte. A bicicleta é um meio chamado de “transporte verde”, por ser uma opção sustentável de mobilidade urbana, por oferecer emissão zero de poluentes e por proporcionar maior custo-benefício para quem decide começar a usá-la.

As principais vantagens da bike

O uso da bicicleta pode surpreender os novos usuários em diversos aspectos:

Proporciona praticidade para curtas e médias distâncias 

Escolher a utilização da bike para fazer a feira semanal, a compra no mercado do bairro, a ida até à farmácia ou qualquer função perto de casa torna as atividades muito mais rápidas e prazerosas.

Um dia a dia livre de trânsito

A bicicleta permite respirar fora de um carro, ter visão mais ampla dos lugares e das pessoas, bem como estar livre do trânsito, que está cada dia mais complicado e é um fator agravante para a saúde mental e financeira.

Maior bem-estar e cuidado com a mente

Escolher um novo meio de transporte o qual proporciona o movimento do corpo, uma respiração fluida e ao ar livre permite que uma pessoa torne-se mais saudável e, por consequência, que tenha uma mente mais tranquila e relaxada.

Impacta positivamente o meio ambiente

Reduzir exponencialmente a utilização de carro ajuda a reduzir o lixo, já que a produção da bicicleta é feita com poucos materiais, não emite gases poluentes e ajuda a transformar a relação de quem usa a bicicleta com o meio ambiente de forma geral.

Ajuda na economia de tempo e de dinheiro

Mesmo nas funções mais simples, usar o carro para se locomover gera um custo alto com gasolina, manutenção e tempo, graças ao trânsito. A bicicleta tem um ótimo custo-benefício, não exige gasto com combustível, e as manutenções são muito mais baratas do que de um carro.

Como incluir a bicicleta de maneira segura e leve

Toda mudança de hábito precisa de tempo, de adaptações e de alguns itens básicos de segurança a fim de que a experiência possa se tornar cada dia mais prazerosa. Sendo assim, não basta pegar qualquer bike e sair por aí pedalando sem entender o mínimo dos cuidados para começar. Algumas dicas para quem está decidido a pedalar:

Entender o motivo da utilização da bike

Para descobrir a melhor opção de bike, é importante saber quais atividades serão realizadas e em qual tipo de pista será conduzida. Tudo isso muda bastante a finalidade e o tipo de equipamento.

Treino: começar a pedalar em ruas calmas

A experiência na condução da bicicleta faz bastante diferença na hora de resolver situações cotidianas. Por isso, para quem é iniciante, a ideia é treinar a coordenação motora em ruas mais calmas e, aos poucos, mudar o ritmo para o caso de, eventualmente, encontrar muitas pessoas e carros no caminho.

Investir em segurança

Aqui, não importa a finalidade do uso da bike. É importante contar com algumas ferramentas simples e muito eficazes para a segurança do condutor, como luzes sinalizadoras na frente e atrás da bike, além dos adesivos e dos acessórios refletores. Para transitar com ainda mais tranquilidade, lembre-se da campainha, assim você poderá dar sinal de alerta ao passar.

Manutenção: manter a bike em dia

É importante que o condutor lembre de calibrar o pneu da bike sempre que sair para pedalar, assim a direção fica mais leve. Tenha ferramentas básicas sempre à mão: uma chave e óleo para a corrente, por exemplo. Esses itens ajudarão a manter a manutenção em dia. Lembre-se também de encontrar uma loja especializada à qual levar seu equipamento sempre que precisar de ajuda!

Com essas informações, será possível incluir a bike na sua rotina de forma agradável, e descobrir uma diferença grandiosa — e saudável — no seu estilo de vida.