legumes
Atualidade

Safra de agosto: veja frutas, verduras e legumes deste mês

Descubra quais são os melhores alimentos de agosto para inserir na sua dieta!

Todos sabemos que cada estação do ano possui seus próprios alimentos típicos do período, e isso é ótimo porque nos ajuda a se organizar para fazer as receitas no período certo do ano.

E conhecer a melhor época para fazer uma feijoada, uma salada de frutas e até mesmo um suco natural, também ajuda o nosso organismo, já que ele pode esperar receber certos alimentos em determinados meses do ano.

Por isso, para ajudar você a montar seu próprio cardápio, separamos no conteúdo a seguir as principais frutas, legumes e verduras do mês de agosto. Confira!

Principais legumes de agosto

Para quem está olhando para os legumes que são típicos do mês de agosto, pode ficar feliz com a variedade de alimentos que você consegue encontrar! Listamos abaixo algumas opções interessantes para você!

Batata-doce

Se você faz exercícios físicos pode se beneficiar no mês de agosto porque ele é típico desse período! Esse legume ajuda a aumentar a massa muscular, fornecer energia para o corpo e diminuir o apetite!

Abobrinha

Outro legume interessante é a abobrinha, que pode aparecer em diversas receitas. Ela ajuda a controlar a pressão arterial e também a melhorar o trânsito intestinal com suas fibras.

Cenoura

Esse legume é rico em Vitamina A e pode ser preparado de diversas maneiras no seu cardápio. Você pode cozinhar e adicionar no arroz ou quem sabe fazer um suco detox com ele.

Abóbora

Esse legume também é rico em vitamina A, além de contar com vitaminas do complexo B, C e K. A abóbora é fácil de se manter na dieta e ajuda a fortalecer o nosso organismo.

Mandioquinha

Por fim, esse legume é altamente energético e é rico em fibras, vitamina A, B3, cálcio, ferro e fósforo. Além disso, ele cozinha fácil e ajuda na digestão do organismo.

Melhores frutas para o mês de agosto

Agora, olhando para as frutas do mês, podemos ver que aquelas em tons mais avermelhados ou alaranjados são a escolha ideal para agosto.

Maracujá

Essa é uma fruta versátil e muito saudável para o corpo. A partir dela, você tem acesso a uma rica fonte de vitamina A, C e minerais como ferro e potássio, o que ajuda a melhorar o sistema imune e controlar a pressão arterial.

Carambola

Essa fruta é bem comum no natal. Seu formato de estrela garante uma decoração bem bonita na ceia! Mas, agosto é o mês dessa fruta, e é interessante adicioná-la na dieta já que ela é rica em muitos nutrientes que ajudam a fortalecer o coração e manter um bom trânsito intestinal.

Laranja Lima

Esse tipo de laranja é conhecida por ser menos ácida e ter um casca mais fina. A partir dela, você também consegue ter uma forte fonte de vitaminas e fibras para o seu organismo.

Morango

Em agosto, é comum encontrar mais morango nos hortifrutis. Essa fruta que sempre aparece nas decorações de bolos, é rica em antioxidantes que ajudam a evitar o envelhecimento da pele, fazendo com que ela tenha uma boa aparência.

Melancia

Por fim, essa fruta rica em água também está muito presente no mês de agosto. Ela possui baixas calorias e é rica nas vitaminas A, C, B1 e B2. A melancia possui ainda uma boa função diurética, o que ajuda nos problemas urinários.

Verduras ideais para agosto

Agosto é o mês ideal para consumir verduras que possuem folhas em um tom de verde bem escuro, como algumas que você vê a seguir.

Brócolis

Essa é uma ótima receita para estar presente no seu mês de agosto. O brócolis é rico em cálcio, fibras, ferro e vitamina C, o que ajuda a fortalecer os ossos e o sistema imunológico.

Espinafre

Essa verdura possui agentes importantes na hora de prevenir possíveis tumores no corpo, então é interessante aproveitar que agosto é seu mês para já incluí-la na alimentação!

Couve

Em agosto, a couve é uma verdura que pode ser facilmente encontrada, e pode ser uma boa adição a sua dieta. Ela possui poucas calorias, o que ajuda no emagrecimento.

Rúcula

Por fim, essa hortaliça também pode ser uma boa adição a sua alimentação, já que ela é rica em substâncias que podem proteger contra o câncer. E o melhor é que a rúcula pode ser consumida crua ou refogada.