canonical tag
Blog / Dicas

Você sabe o que é canonical tag?

Canonical tag é uma marcação inserida no código-fonte das páginas como forma de mostrar que elas levam um conteúdo original. Mecanismos de busca, como o Google, fazem a leitura dessa tag, que sinaliza que o usuário deve ser direcionado para a página.

O maior desafio das empresas atualmente é ranquear bem o seu site, tanto é que muitas investem em profissionais de SEO (Search Engine Optimization) para obter esse feito.

Mesmo sabendo todas as ações que ajudam uma página a ser encontrada facilmente nos buscadores, as empresas também precisam saber o que pode atrapalhar esse processo.

Dentre os recursos mais importantes está a canonical tag, um mecanismo essencial para indexar adequadamente as páginas. Isso porque os buscadores demandam clareza na hora de detectar os conteúdos na web.

Quando ele verifica que existe uma similaridade entre os endereços, pode interpretar essa situação como conteúdo duplicado, o que acaba prejudicando o ranqueamento. Mas a canonical tag age como uma intervenção simples, que evita o problema.

Para entender um pouco mais sobre o assunto, neste artigo, vamos explicar o conceito de canonical tag e dar algumas dicas para utilizá-la. Confira!

Entenda o conceito de canonical tag

Também conhecida como canonical link element, a canonical tag é uma marcação que deve ser inserida no código das páginas para definir que seu conteúdo é original.

Ela atua diretamente na leitura dos algoritmos do Google e outros buscadores, alertando de que a página em questão é aquela onde os usuários devem ser direcionados, após realizarem uma pesquisa.

Se você pesquisar sobre empresas que fazem panfletagem, vai encontrar muitas páginas que falam sobre o assunto, até mesmo páginas iguais, mas que possuem URLs diferentes e estão dentro do mesmo site.

Essa variação pode acontecer naturalmente durante a construção do portal, e é prejudicial para o ranqueamento.

A canonical tag mostra ao algoritmo do Google e outros sites de busca qual é a página prioritária e que deve ser mostrada nos resultados de pesquisa.

Importância da canonical tag

Um dos maiores problemas na hora de ranquear uma página é possuir conteúdo duplicado, que em outras palavras, são várias ações de endereço que se encontram em diferentes URLs.

Podemos citar como exemplos a situações como “endereço-do-site” e “endereço-do-site barra index ponto html”.

Se o proprietário do site está atento às URLs de suas páginas, deve ter percebido essas variações, entretanto, todas levam ao mesmo lugar. Só que perante os olhos dos algoritmos dos motores de busca, isso pode ser um grande problema.

Isso porque o mesmo conteúdo constando em diferentes endereços surge como duplicação de página, o que leva a punições no ranqueamento.

Para evitar esse problema, uma empresa de plano de internet pode usar a canonical tag na página que considera como original. Com isso, ela passa a figurar como o resultado principal e não leva os usuários para outros endereços.

É uma forma de preservar o ranqueamento de páginas realmente importantes dentro do site, preservando os investimentos em marketing digital e marketing de conteúdo.

É importante dizer que o Google trabalha para evitar práticas desonestas que podem impactar o ranqueamento, utilizando páginas diferentes, mas que apresentam conteúdos iguais.

Assim como outros buscadores, a plataforma atualiza seus algoritmos para detectar duplicações. Só que muitas empresas não fazem isso de maneira intencional, mesmo assim, têm o ranqueamento prejudicado.

Nesse contexto, é fundamental contar com profissionais de SEO que vão checar constantemente a existência de páginas com endereços diferentes, mas com o mesmo conteúdo.

É uma forma de evitar a duplicação involuntária e garantir que a canonical tag seja usada do jeito certo.

Como funciona esse recurso?

De modo geral, o proprietário do site utiliza a canonical tag da mesma forma que faz com o redirecionamento 301, onde ele indica para o algoritmo que deve indexar outra página.

Só que essa prática funciona apenas para os motores de busca, fazendo com que os visitantes sejam direcionados para a página considerada como original.

Dentro do site de uma empresa de serviço de gráfica rápida, as páginas com URL variadas podem ser ignoradas durante o ranqueamento, mas elas ainda poderão ser acessadas pelos usuários.

Entretanto, se a companhia usar o redirecionamento 301, não permitirá nenhum tipo de acesso. Em vista disso, a canonical tag entra como uma estratégia para otimizar o SEO, sem prejudicar a experiência dos visitantes.

Dicas para usar a canonical tag

Na hora de aplicar uma canonical tag, é fundamental implementar um parâmetro de trabalho qualificado e evitar as penalizações dos buscadores, principalmente do Google.

Uma dica é verificar qual conteúdo já está ranqueado pelo Google antes de canonizá-los. Considere como versão original aquele que está bem posicionado pelo buscador, e caso seja necessário, faça alguns complementos.

Como falamos anteriormente, ao usar o redirecionamento 301, uma empresa de eletricista 24 horas impede que o buscador ranqueie a página e que o visitante consiga acessá-la.

Assim sendo, não use a canonical tag com esse redirecionamento, pois o ideal é escolher entre um ou outro.

Procure produzir conteúdos completos sobre o assunto e otimize-os periodicamente, pois isso evita muitos materiais competindo com a mesma palavra-chave.

Aproveite esse recurso para potencializar páginas que estejam se canibalizando por conta do mesmo termo, dentro dos resultados de pesquisa.

Melhores práticas para usar a funcionalidade

Existem algumas práticas que vão ajudar a usar essa funcionalidade de maneira mais correta e precisa, e uma delas é usar letras minúsculas nas URLs.

O Google pode interpretar uma URL com letras maiúsculas e minúsculas como duas URLs diferentes, por isso, prefira usar apenas as letras minúsculas e faça a mesma coisa no endereço da canonical tag.

Se uma empresa de reforma comercial construtora mudou para SSL, não deve usar nenhuma URL que não seja HTTPS ao aplicar a canonical tag.

Se o proprietário do site fizer isso, pode confundir o buscador e os resultados não são bons, e a mesma situação se aplica quando não é utilizado um certificado SSL, pois nesse caso você só pode usar HTTP.

Outro ponto importante é usar apenas uma canonical tag por página, pois se você utilizar mais de uma, o Google vai simplesmente ignorá-las e o problema com o ranqueamento vai continuar.

O que evitar na hora de usar a canonical tag?

Quando o proprietário de um site começa a usar um canonical link element e não tem muita experiência, pode cometer alguns equívocos e eles prejudicam o tráfego. Nesse contexto, o ideal é obter o máximo de informações possíveis.

Também procure seguir as recomendações dos buscadores, que são especialistas na estratégia. Ou, ainda, conte com a ajuda de um bom webmaster, pois entre os erros mais comuns ao aplicar essa prática estão:

  • Não entender o propósito;
  • Aplicar em locais errados;
  • Não verificar o código-fonte;
  • Usar em páginas não duplicadas.

Uma empresa de limpeza industrial precisa entender o propósito de utilizar a canonical tag, que nada mais é do que evitar conteúdos duplicados.

Com isso em mente, evite aplicar a estratégia para outras finalidades, pois isso só faz com que novos problemas apareçam.

Além disso, lembre-se de que o recurso precisa estar localizado na seção <head>, caso contrário, se for inserido na seção <body> ou qualquer outra, o buscador vai ignorar a referência, além de prejudicar a estrutura HTML.

Procure verificar cuidadosamente o código-fonte e nunca copie sem fazer as devidas alterações no link de destino. Isso evita que uma empresa de gps portátil para carros direcione o usuário para uma página errada e prejudique a reputação do site.

Da mesma forma, atualizar plugins de SEO pode trazer problemas, como a inclusão de declarações de canonical no mesmo código fonte.

Novamente, ressaltamos que essa prática só deve ser inserida em conteúdos duplicados, e algo que está se tornando cada vez mais comum, é a utilização de canonical tag em artigos que se estendem a outras páginas.

Com isso, todas as demais terão como referência a primeira página, mas isso faz com que todo o conteúdo das páginas anteriores seja perdido, visto que não se trata de duplicidade.

Nesse tipo de situação, o site de uma empresa de projeto de instalação de ar condicionado residencial deve usar a canonical tag para ter uma visualização integral do conteúdo em todas as páginas onde ele está presente.

Considerações finais

O uso da canonical tag é um recurso importante para que o site da organização seja ranqueado da maneira correta e não tenha prejuízos com o algoritmo do Google e de outros buscadores.

Ele beneficia as estratégias de SEO e acaba por fortalecer os investimentos em marketing de conteúdo, o que favorece todas as ações de marketing digital, trazendo ótimos benefícios para o ranqueamento e para o negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.