Notícias

Você sabe o que é Short Friday? 

Com o objetivo de oferecer maior qualidade de vida aos seus funcionários, cada vez mais empresas aderem a esse movimento. Continue sua leitura e saiba tudo sobre essa nova forma de trabalho.

As relações de trabalho estão cada vez mais pautadas na possibilidade de conciliar a vida profissional com a pessoal.

 

Isso quer dizer que nos dias de hoje, um salário alto e benefícios tradicionais já não são fatores decisórios para que talentos sejam atraídos ou permaneçam em uma empresa. É preciso pensar além e oferecer mais autonomia e liberdade para esses profissionais.

 

Sabendo que essas novas formas de trabalhar consistem em uma forte tendência, várias empresas não perderam tempo e já começaram a oferecer o Short Friday para seus funcionários.

 

Mas, afinal, o que é Short Friday e como ele funciona? Descubra tudo agora! Boa leitura!

O que é Short Friday?

Em tradução literal do inglês para o português, Short Friday significa “sexta-feira curta” e, na prática, corresponde a redução do horário de trabalho em um dia da semana que como o termo sugere, é geralmente às sextas-feiras.

 

A finalidade deste tipo de benefício é proporcionar mais flexibilidade para que os profissionais possam exercer as suas atividades pessoais com maior tranquilidade e aproveitar melhor o fim de semana.

 

Ao possuir direito ao Short Friday, o colaborador tem mais tempo para conviver com sua família, praticar esportes, fazer um curso, se divertir ou simplesmente descansar.

 

Em geral, a ideia é de que o funcionário seja liberado depois do almoço, às 15h ou 16h, podendo ser uma vez por semana, quinzenalmente ou semanalmente, dependendo do acordo com o empregador.

 

Short Friday e a CLT: qual a relação?

A CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) determina uma carga horária de 44 horas semanais a serem cumpridas e não possui nenhum artigo que trate diretamente dessa flexibilização de horários.

 

Por isso, quando se trata de benefícios como o Short Friday, essa redução de jornada é oferecida de forma espontânea pelas empresas, através de acordos coletivos com funcionários e seus sindicatos, sem que essas horas precisem ser compensadas em outros dias da semana.

Quais os pontos positivos do Short Friday?

Veja, a seguir, quais são os pontos positivos que o Short Friday oferece para empresa e colaboradores:

Aumento na produtividade

Em primeiro momento, muitos empregadores podem pensar que permitir que os seus funcionários trabalhem menos horas na sexta-feira possa impactar de forma negativa a produção. Mas eles não poderiam estar mais enganados.

 

Muitos pontos devem ser considerados na hora de medir o que impulsiona a produtividade dentro das empresas, mas sem dúvida alguma o bem-estar emocional e a satisfação pessoal do funcionário proporcionados por algumas horas a mais de tempo livre são alguns desses fatores.

 

Assim, essas horas concedidas para os funcionários, aumentam a produtividade de toda a equipe, além de elevar a qualidade do trabalho e melhorar o clima organizacional.

Vantagem competitiva de recrutamento

Como mencionado no início do texto, bons profissionais estão em busca de algo que está além de salários atrativos ou benefícios como vale-refeição, por exemplo.

 

Esses talentos primam pela possibilidade de manter uma qualidade de vida que está atrelada a uma maior liberdade na sua forma de trabalhar e, por isso, valorizam demais a flexibilidade de horários em suas jornadas.

Retenção de talentos

Não basta contratar profissionais talentosos, é preciso retê-los a fim de evitar gastos e outros problemas que andam juntos com a rotatividade de funcionários.

 

Nesse contexto, o Short Friday aumenta a satisfação pessoal e ajuda a reduzir a probabilidade de que esses funcionários procurem novos empregos.

 

Melhora o clima organizacional

Funcionários que conseguem manter um equilíbrio entre vida pessoal e profissional ficam mais satisfeitos e, consequentemente, tendem a conviver melhor com sua equipe.

 

Ao ter esse convívio facilitado, o trabalho coletivo se fortalece e todos os colaboradores acabam se ajudando mais facilmente.

Fortalecimento da marca empregadora

O conceito de marca empregadora está associado à imagem que uma empresa tem perante a sociedade e o mercado de trabalho.

 

São diferenciais como o Short Friday que fazem com que essas empresas sejam vistas como bons lugares para se trabalhar.

Quais empresas já adotaram o Short Friday?

No Brasil, grandes empresas já se mobilizaram para reduzir a jornada de trabalho de seus colaboradores, permitindo a eles maior flexibilidade ao oferecer um pouco mais de tempo livre.

 

A Heineken é uma dessas empresas que incentiva essa prática há anos. Segundo a diretora de RH do Grupo no Brasil, há uma orientação para que nas sextas-feiras as reuniões aconteçam prioritariamente na parte da manhã.

 

Outra grande empresa que começou implantando o Short Friday uma sexta-feira por mês e atualmente ampliou para todas é a Kraft Heinz.

 

Do ramo alimentício, ela incentiva que toda empresa possa usufruir desse benefício, desde os funcionários do escritório aos funcionários da fábrica.

 

A VR Benefícios, ao perceber que a ansiedade de seus funcionários aumentou devido a pandemia, implantou recentemente o Short Friday através do programa “Sextando VR”. Em todas as sextas-feiras, exceto na última do mês, os funcionários da empresa tem sua jornada de trabalho reduzida a fim de reduzirem seus níveis de estresse.

 

A indústria farmacêutica Aspen Pharma Brasil também dispensa todos os seus funcionários às 15h nas sextas-feiras.

 

Para conseguir implementar a Short Friday, a Aspen formulou um plano estratégico onde as tarefas que precisam ser concluídas coletivamente sejam divididas entre todos os funcionários de segunda à quinta-feira.

 

Além dessas empresas mencionadas, outras organizações também oferecem o Short Friday, entre elas: LinkedIn, L’Óreal, Bayer, Takeda, Livelo, Henkel, Syngenta e Mondelez.

 

O Short Friday é ideal para todas as empresas?

Não restam dúvidas de que possibilitar uma carga horária de trabalho reduzida nas sextas-feiras pode oferecer muitas vantagens.

 

No entanto, é preciso ter em mente que nem todas as empresas podem adotar esse movimento porque existem setores que não podem parar.

 

Quando esse não é o caso, ainda é preciso ter certos cuidados ao implantar o Short Friday. Um deles é se certificar que todos os clientes e parceiros estão informados sobre essa carga horária.

 

Outro cuidado é tomar medidas para garantir que todas as demandas e necessidades do negócio possam ser atendidas, neste sentido, talvez um processo mais gradual de implementação seja o ideal.

 

No mais, mesmo que seja necessário uma avaliação minuciosa do impacto do Short Friday nas empresas, um alívio de tempo proporcionado nas sextas-feiras será sempre mais benéfico de cargas pesadas de trabalho.

 

Ou então: Short Friday: descubra tudo sobre essa tendência!

 

Aqui daria um excelente feature.