Mensagem

Você sabe o que nos mantem de pé?

No início da caminhada, a maioria dos cristãos é temente, pois a memória do passado amargo ainda é vívida. Porém, sem o devido cuidado com a vida espiritual, o tempo empalidece essa lembrança, e os valores Divinos, aos poucos, vão se perdendo. O temor ao Senhor e à Sua Palavra é o mais importante deles, pois é o que torna possível a obediência. Na ausência desse princípio fundamental da vida cristã, a pessoa fica solta e sem freio para qualquer tentação.

Significa dizer então que ela está em grande perigo, porque, frequentemente, todos são incitados pelo mal a pecar de alguma forma contra Deus. Veja que o Próprio Senhor Jesus passou por esse confronto e foi tentado pelo diabo. No entanto, por temor reverente ao Seu Pai, resistiu firme e nos ensinou como devemos reagir rapidamente a essa ação das trevas.

Mas, quando a fé não anda mais de mãos dadas com o temor, a pessoa se torna vulnerável aos ataques do mal.

– Sem temor, ela não conseguirá mais manter sua integridade diante da facilidade em ser desonesta e roubar;
– Sem temor, ela não resistirá mais à tentação em clicar sobre o material pornográfico que rotineiramente chega sem solicitação;
– Sem temor é impossível manter o coração limpo ao ser prejudicado e traído por pessoas queridas;
– Sem temor, ela não se manterá mais serena e sem revidar às calúnias;
– Sem temor, ela não se oporá mais às influências maciças recebidas no trabalho, na escola, na roda de amigos etc., sobre drogas, mentiras, sexo e maldades;
– Sem temor, ela não mais protegerá sua fé ao ser injustiçada e julgada;
– Sem temor, os desejos se avolumarão na sua mente aberta e desprotegida, e, mais dia menos dia, ela sucumbirá à carne que grita por alívio.

E assim nasce o pecado.

Enquanto a pessoa sem temor tem muitos pretextos para cair, aquela que é temente, mesmo tendo motivos verdadeiramente desfavoráveis, permanece fiel. Ela tem tudo para se desviar da fé, porém o seu temor é uma defesa, por isso, luta para manter pensamentos, intenções e caminhos puros.

Veja que compreensão magnífica sobre temor:

O meu corpo se arrepiou com temor de Ti, e temi os Teus juízos.Salmo 119.120

O salmista diz que não sente apenas amor pela Palavra de Deus, mas sua alma estremece de terror ao pensar nos juízos do Altíssimo em resposta ao pecado. Os pelos de seu corpo se eriçam contraídos em calafrios pelo pavor profundo da disciplina que poderia sofrer, caso transgredisse.

Repare que ele tem temor a Deus e temor de Deus, por isso se afasta do pecado.

Quem possui esse temor, teme e treme só de pensar em perder o privilégio da presença do Todo-Poderoso. Dessa forma, para não correr esse risco, se aperfeiçoa dia a dia na sua comunhão com Deus. Cada palavra ouvida ou lida nas Escrituras Sagradas fala profundamente e nutre seu espírito.

Em contrapartida, aquele que perdeu o temor pode ter conhecimento sobre as mesmas coisas, mas irá perambular pelas veredas tortuosas do pecado em sua mente até chegar o momento em que o diabo o derrubará com um único golpe!

Fundamentar a vida sobre o temor é fundamentá-la sobre a Rocha Eterna e assim viver seguro para sempre.

Prs. Edvaldo Sousa e Weider Santiago