tecnologia

Benefício da tecnologia para as pessoas

A sociedade em que vivemos hoje está muito orientada para as novas tecnologias de informação e comunicação. A partir de agora, quase todos podem acessar a ferramenta de internet, dispositivos móveis e computadores… Estamos realmente na era da alta tecnologia e da informação totalmente digital. 

E é preciso reconhecer que essas inovações estão impactando cada vez mais nossos hábitos diários e é interessante analisar os benefícios da tecnologia para as pessoas. Então, você quer saber como a tecnologia melhora o dia a dia das pessoas? É esse o objetivo deste texto. Venha comigo!

Em termos de trabalho

tecnologia

O desenvolvimento da tecnologia aliada ao digital facilita a criação de uma infinidade de dispositivos cada vez mais inovadores e permite, entre outras coisas, ao homem economizar tempo precioso na organização do trabalho.

Por exemplo, graças à tecnologia, agora você pode trabalhar e ganhar a vida sem necessariamente sair de casa (home office). Isso não só permite trabalhar mais rápido, mas também reduzir o nível de poluição devido ao uso limitado do transporte diário. 

Esse progresso também é benéfico para as empresas, que podem economizar mais dinheiro alugando menos espaço para seus escritórios. Outro aspecto considerável no ambiente de trabalho é a contagem de produtos automatizadas, transformando o que antes era um trabalho árduo de contagem física em automatização tecnológica. 

Em termos de saúde

As tecnologias tornaram-se igualmente essenciais no setor médico. Agora, é possível tratar muito mais patologias e outras doenças devido aos avanços tecnológicos médicos. A tecnologia permitiu melhorar os resultados da investigação, mas também permite melhorar as técnicas, como, por exemplo, os braços robóticos que permitem realizar operações extremamente precisas, ou mesmo substituir membros amputados.

Em outros aspectos da vida

O impacto da tecnologia é ainda mais perceptível na organização da vida pessoal dos indivíduos hoje. Com um smartphone, é mesmo possível definir lembretes, poupar tempo precioso na organização de atividades de lazer, definir despertadores de manhã, aprender idiomas, conversar com pessoas do outro lado do mundo, editar vídeos e até controlar sua casa por meios tecnológicos

Economiza de tempo com tecnologia

Ter esses poderosos dispositivos portáteis ou mais comumente conhecidos como smartphones em nossos bolsos nos economiza muito tempo. Por exemplo, você está viajando para uma cidade ou país desconhecido e precisa navegar para um determinado destino. 

Retirar um mapa de papel toda vez que você precisa fazer uma curva é impossível, então você acaba indo na direção errada várias vezes. Graças aos smartphones e seu acesso à Internet e GPS, você pode navegar facilmente até o destino final. Com o apertar de um botão, o aplicativo de mapas planejará a rota mais rápida para você, com uma fácil usabilidade, layout, tudo desenvolvido por um desginer de identidade visual.

Outro grande exemplo de economia de tempo é o acesso a calculadoras, documentos de texto, planilhas, apresentações em PowerPoint, fluxogramas, etc. Empresas e centros de treinamento podem usar esse tipo de documentos e arquivos para fornecer informações importantes a funcionários ou alunos. 

Muitas pessoas gostam de usar fluxogramas. Diagramas para explicar um determinado processo ou fluxo de trabalho. Aqui você pode ver as ferramentas que permitem criar esses fluxogramas.

Com acesso tão fácil às informações, economizamos constantemente muitos segundos que se somam a horas ou até dias após um determinado período de tempo.

Transporte mais rápido e seguro

É claro que carros, trens ou aviões não foram inventados no século XXI, mas estamos constantemente fazendo mais e mais avanços tecnológicos nessas áreas.

Os carros estão cada vez mais rápidos, mas também muito mais seguros em termos de acidentes e prevenção de colisões. Alguns modelos mais caros são equipados com rastreamento de pista, alerta de colisão, alerta de pedestres e muitos outros recursos que ajudam o motorista a evitar acidentes de trânsito. 

A empresa automotiva Tesla ainda tem seu próprio piloto automático que pode levá-lo do ponto A ao ponto B sem nunca pressionar o freio ou o pedal do acelerador.

Há apenas cinco ou seis anos, a ideia de um piloto automático em um carro era inimaginável, e a Tesla tornou isso possível. Naturalmente, todas as outras montadoras estão seguindo seus passos, o que significa que os pilotos automáticos se tornarão muito mais importantes em alguns anos.

Comunicar-se melhor

Há apenas 20 anos, um telefone celular era uma raridade. Você teria que ser rico ou pelo menos de classe alta se quisesse comprar um aparelho que pudesse ligar para qualquer pessoa de qualquer lugar.

Nos anos 2000, testemunhamos uma mudança completa na indústria de telefonia móvel. Os dispositivos tornaram-se muito menores e muito mais leves. Com a redução de tamanho e peso, eles também se tornaram muito mais acessíveis e fáceis de fabricar. De repente, todos começaram a comprá-lo. Avançando para 2007, a Apple lançou o primeiro smartphone “real”, o iPhone.

Após esse avanço, o Android começou a lançar seus próprios dispositivos inteligentes. A constante competição entre Apple, Samsung, Nokia e todos os outros dispositivos Android é o que nos levou aos telefones de hoje.

Menos poluição, mais rentabilidade

Infelizmente, no século XX, as pessoas não tinham ideia do quanto estamos prejudicando o planeta Terra. A poluição constante de aviões, fábricas, trens, caminhões-tanque e carros é o que nos leva a uma atmosfera danificada e a um oceano poluído que pode levar à nossa extinção.

No entanto, no século XXI, começamos a nos tornar mais conscientes de nossas ações e das maneiras pelas quais podemos começar a salvar a Terra. Estamos nos tornando muito mais eficientes quando se trata de usar materiais e combustíveis fósseis, os níveis de poluição que saem das fábricas também são bastante reduzidos e filtrados. Com o tempo, os humanos reduzem os níveis de poluição e aumentam sua lucratividade.