cabelo
Filmes

Cabelo oleoso: 3 dicas de como combater

Existem diferentes tipos de cabelos, que acabam exigindo cuidados específicos para que estejam sempre bonitos e devidamente cuidados. O cabelo oleoso é um dos tipos que pede uma atenção especial. 

cabelo

Há vários motivos para que os cabelos tenham um aspecto oleoso. Entender essa razão é fundamental para garantir que os cuidados no dia a dia permitam que os fios permaneçam alinhados e reluzentes. 

É verdade que a oleosidade não é um problema apenas dos cabelos, sendo também muito comum de ser visto na pele. Mas, igualmente, entender as causas e investir em ações específicas pode garantir uma melhora considerável nesse aspecto. 

Assim, tal como quem faz criolipólise costas deseja desfrutar de um melhor visual, o fio oleoso também pode ser tratado para isso. Neste artigo, é possível entender o que é esta condição, quais as causas e como é possível combater.

O que é?

O couro cabeludo possui glândulas sebáceas que estão anexas aos chamados folículos pilossebáceos. São eles que segregam o sebo. Todo esse sistema resulta em uma mistura natural de lipídios, que são responsáveis por lubrificar o cabelo.

Essa lubrificação é importante, uma vez que confere uma proteção para as agressões que são causadas exteriormente. Porém, com essa lubrificação, os cabelos acabam ficando com uma certa gordura se houver uma desregulação das glândulas sebáceas. 

Ocorre que o excesso de sebo produzido se espalha pelo couro cabeludo, atingindo os fios. Com isso, o fio acaba adquirindo um aspecto de molhado. 

Quais as causas? 

O cabelo oleoso pode ter diferentes causas, o que faz com que seja interessante entender os motivos pelos quais os fios estejam ficando com esse aspecto. Entre as principais razões para isso, é possível mencionar algumas, tais como:

  • Fator genético;
  • Desequilíbrio hormonal;
  • Uso incorreto de produtos;
  • Rebote de tratamentos;
  • Falta de higiene adequada.

Ou seja, assim como uma abdominoplastia circunferencial vem corrigir um problema enfrentado por um paciente, o fio oleoso pede cuidados específicos, a depender do tipo de situação que causou o excesso de oleosidade nos fios. 

De fato, entender qual é a causa específica para ter cabelos oleosos é o primeiro passo para tomar a medida certa no combate ao excesso de oleosidade. 

Maneiras de combater a oleosidade nos cabelos

Depois de entender o que é e quais são as causas do cabelo oleoso, é interessante conhecer algumas dicas que ajudam no cuidado com esse tipo de cabelo, tornando assim os fios mais leves e limpos. 

Usar os produtos corretos para o tipo de fio

No segmento de beleza, existem diversos tipos de shampoos, máscaras, condicionadores e outros produtos que podem ser aplicados nos cabelos para deixá-los mais bonitos. Mas é importante escolher o tipo adequado de acordo com as características dos fios. 

Isso porque cada formulação possui componentes que ajudam no tratamento dos cabelos, de modo que escolher o produto errado pode acabar ocasionando o excesso de oleosidade nos fios.

Lavar a cabeça com a frequência adequada

Da mesma maneira que uma depilação com cera Santana deve ser feita periodicamente, a lavagem dos cabelos precisa ser feita com a frequência adequada.

Isso quer dizer que é importante não deixar os fios muitos dias sem a lavagem, pois a higiene correta ajuda no controle da oleosidade. 

Evitar o uso de água quente ao lavar os fios

O uso de água muito quente no banho pode ser um dos fatores que contribui para a produção de sebo pelas glândulas sebáceas. Por isso, o indicado é evitar expor os fios a altas temperaturas durante a lavagem.

Cuidar dos cabelos é um fator de grande importância para mantê-los limpos e bonitos, tal como a realização de um microagulhamento masculino ajuda a manter a estética sempre em dia. Sendo assim, investir nas dicas acima pode ajudar no combate à oleosidade.

Considerações finais

Quem tem fio oleoso sabe que nem sempre é fácil manter os fios com um aspecto bonito, leve e solto. Por isso, saber o que fazer para garantir essas características é essencial para atingir esses resultados. 

Usar os produtos corretos, lavar o cabelo com a frequência adequada e evitar expor os fios a altas temperaturas podem tornar o processo mais fácil e ajudar na manutenção dos cabelos oleosos. 

Dessa forma, é possível conquistar a aparência desejada para os cabelos oleosos, promovendo mais saúde para os fios e investindo em cuidados práticos que realmente dão resultados. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.