Notícias

Com muita chuva Andrea Dovizioso, vence o MotoGP do Japão na última volta

Os fãs brasileiros da motovelocidade que ficaram acordados na madrugada deste domingo não se arrependeram. Debaixo de chuva, o GP do Japão foi decidido apenas na última volta, com um dos melhores “pegas” da temporada da MotoGP entre líder e vice-líder do campeonato. No fim, melhor para o italiano Andrea Dovizioso, que passou o espanhol Marc Márquez a três curvas da bandeirada, venceu a prova e colocou fogo na disputa pelo título a três corridas do encerramento. O pódio foi completado pelo também italiano Danilo Petrucci.

Com a vitória, Dovi somou 25 pontos, alcançou 233 e cortou para apenas 11 a distância para o líder Márquez, que chegou a 244 com os 20 pontos conquistados no Japão. O espanhol Maverick Viñales, que foi o 9º neste domingo aparece na terceira colocação do campeonato, com 203 pontos e ainda sonhando. A próxima corrida está marcada para domingo, dia 22 de outubro, na Austrália.

Como previsto, a prova foi disputada debaixo de muita água. A largada foi com chuva intensa, que aliviou um pouco a partir da metade da prova, mas voltou a apertar na reta final. O que tornou a corrida ainda mais empolgante. Enquanto a chuva estava mais forte, Petrucci e sua Ducati foram dominantes e lideraram com tranquilidade. Mas assim que a água diminuiu, Marc Márquez cortou a diferença e assumiu a ponta a 12 voltas do fim. Dovizioso seguiu no embalo, ocupou a segunda colocação e iniciou a perseguição ao líder do campeonato.

A seis voltas do fim, Dovi conseguiu a primeira ultrapassagem em cima de Márquez, que não deixou o rival abrir e voltou a retomar a liderança três voltas depois. O italiano, famoso por ser bastante estrategista, continuou atrás do espanhol até as últimas curvas, quando partiu novamente para o ataque, levou a melhor e venceu a prova.

O multicampeão Valentino Rossi, que vinha na terceira colocação do campeonato e ainda sonhava com o título, acabou caindo a 19 voltas do fim e precisou abandonar a corrida, o que acabou com as possibilidades de brigar por mais um campeonato para o italiano.

Os 10 primeiros colocados do GP do Japão

1) Andrea Dovizioso: 47’14.236
2) Marc Márquez +0.249
3) Danilo Petrucci +10.557
4) Andrea Iannone +18.845
5) Alex Rins +22.982
6) Jorge Lorenzo +24.464
7) Aleix Espargaro +28.010
8) Johann Zarco +29.475
9) Maverick Viñales +36.575
10) Loris Baz +48.506

Facebook: Globo Expresso.Com Twitter: Globo Expresso.Com