Oleosidade na pele
Saúde

Como evitar o excesso de oleosidade na pele?

Você sofre com o excesso de oleosidade na pele? Confira por que isso acontece, o que é possível fazer para reduzir esse fenômeno e quais os produtos mais indicados para te ajudar!

Você está se preparando para curtir a noitada com os amigos até que percebe que a sua pele está brilhando — sinal de oleosidade em excesso. Quem nunca passou por isso?

Nessa hora, bate o desespero e você se vê retirando toda a maquiagem e tentando remover aquele brilho incômodo. Não é apenas o aspecto estético que importa: na maioria das vezes, pele oleosa costuma apresentar cravos, poros dilatados e espinhas. 

É possível evitar isso desenvolvendo uma rotina de cuidados adequada para o seu tipo de pele, utilizando bons produtos antioleosidade. Confira mais sobre o excesso de oleosidade na pele e como evitar isso!

Causas

A pele se torna oleosa quando há uma intensa produção de sebo pelas glândulas sebáceas. Esse quadro ocorre com maior frequência na adolescência, período marcado por intensas alterações hormonais, como o aumento do hormônio testosterona, que incentiva a glândula sebácea a produzir mais oleosidade. Isso facilita o surgimento de espinhas e cravos.

Essa é a razão mais comum para peles oleosas. Contudo, além de questões fisiológicas, esse quadro pode ser influenciado por outros fatores, como poluição, lavar o rosto muitas vezes ao dia ou fazer isso com água quente, ou, ainda, devido à desidratação, limpar a pele com as mãos sujas e utilizar produtos contraindicados para a pele oleosa. Não se pode esquecer da intensa exposição a raios ultravioletas e a dieta desequilibrada e rica em alimentos gordurosos.

Hábitos

Saúde não se resume à genética, pois envolve hábitos cotidianos. Existem algumas dicas simples para evitar o excesso da oleosidade da pele. Uma delas é lavar o rosto duas vezes ao dia para remover sujeiras, restos de produto, maquiagem e excesso de óleo. Mesmo se não for sair, é importante transformar isso em um hábito diário. É bom utilizar sabonete líquido, que não agride a pele.

Antes de lavar o rosto, que tal remover boa parte da maquiagem? Isso é essencial para evitar que os resíduos desses produtos obstruam os poros, o que é a principal causa de oleosidade em excesso. Utilize água micelar para realizar essa primeira etapa da limpeza. E, antes de se maquiar, é importante limpá-la bem — sem isso, a glândula sebácea pode ser abafada, o que vai intensificar a produção de sebo.

Após retirar resíduos e lavar o rosto com o sabonete líquido adequado para o seu tipo de pele, é essencial aplicar um protetor hidratante para prevenir a desidratação e proteger o rosto contra os raios UVA e UVB. Invista em produtos com textura matte e em ativos como a vitamina C, que não só reduzem a oleosidade, mas também possíveis manchas na pele. Alguns protetores possuem cor, o que protege ainda mais o rosto da exposição ao sol, além de proteger da luz azul emitida por aparelhos eletrônicos.

Também é essencial manter uma alimentação equilibrada e evitar o consumo de  alimentos gordurosos e ultraprocessados, que contribuem para aumentar a oleosidade da pele. Priorize frutas, verduras, legumes e carboidratos integrais. Você não vai precisar de muito para começar a notar a diferença na qualidade da sua pele.

É importante lembrar que o óleo produzido pela pele é natural e importante para oferecer uma barreira de proteção física à pele, hidratá-la e constituir uma espécie de filme físico na superfície da pele, o que impede a evaporação da água e, assim, a desidratação. Por isso, o objetivo de qualquer tratamento ou produto não deve ser retirar totalmente o óleo da pele, mas retirar o excesso.