casa e jardim

Como instalar um Papel de parede para decoração da minha casa

Na hora de decorar um ambiente, você se depara com uma infinidade de opções de papel de parede, surgem algumas dúvidas: Como escolher o papel de parede ideal para cada cômodo da casa? Como aplicar o papel de parede? Qual tipo de estampa é mais recomendado para minha casa? 

Versáteis, eles se tornaram a alternativa ideal para quem quer mudar a cara de um cômodo ou da casa toda. 

O mercado possui uma infinidade de cores, texturas e estampas, por isso não há barreiras, use sua criatividade.

Você pode optar pela instalação de papel de parede com cores mais vibrantes ao invés dos mais clean. Aposte no que melhor define sua personalidade! 

Apenas esteja atento à composição do ambiente, para que tudo combine de maneira harmônica e confortável para o dia a dia.

Se no seu ambiente falta cor: escolha uma opção colorida, se está tudo liso, meio sem graça? Uma parede com estampa geométrica pode trazer alegria ao ambiente. Caso seu ambiente já possua muitas cores, escolha algo liso com textura de linho, de fibras naturais e cores claras. Quer dar um toque de diversão? Papéis de parede interativos são uma ótima alternativa.

Existem muitas tecnicas para decoração de um quarto, e uma outra opção bem utilizada são as cortinas e persianas, que podem ser adquiridas em lojas de persianas.

Saiba onde colocar e não colocar os papéis de parede

Os papéis de paredes são incríveis, mas tome cuidado,existem indicações de uso para que eles possam durar mais tempo. 

Quando for aplicar em locais com muita exposição ao sol, procure papéis de paredes específicas que são mais resistentes à luz solar. 

Em áreas externas a recomendação é não utilizar, pelo fato de ocorrer chuvas, o que pode danificar o acessório.

Se você tem animais de estimação que gostam de arranhar paredes, como é o caso dos gatos, evite os papéis de parede de palha natural, alto-relevo ou emborrachados.

Dentro da área do box do banheiro também não é recomendado utilizar papel de parede, por conta da umidade. 

Utilize cores mais escuras em ambiente com muito movimento de pessoas, para evitar que a sujeira possa ser vista com facilidade.

Para o quarto, a melhor parede para aplicar o papel é a da cabeceira da cama, além de ficar melhor esteticamente, as pessoas não enjoam com facilidade do papel de parede pelo fato dele fica em um lugar que não necessita tanto contato visual, podendo também utilizar tons mais claros como areia, passam um ar de conforto para o ambiente.

Em lavabo, por se tratar de um ambiente pequeno, colocar papel de parede na transmite sensação de elegância. Você pode também utilizar tons mais neutros para deixar o ambiente mais sofisticado ou estampas mais vibrantes, que darão personalidade para esse ambiente.

Vantagens de utilizar papel de parede

  • Fácil de instalar
  • Produz pouco resíduo
  • Muda a cara do ambiente sem a necessidade de uma reforma
  • Possui grande durabilidade
  • Fácil manutenção
  • Possui opções antialérgicas

Como remover papel de parede

Pode ser removido somente puxando por uma ponta com auxílio de água e sabão, para retirar os resíduos de cola sem mistério!

O fato é que o papel de parede é uma solução prática, rápida e acessível que pode transformar um ambiente sem que haja a necessidade de quebrar paredes com uma pequena reforma que seja, mas sempre causará bagunça e dor de cabeça.

Com muitas opções no mercado, é possível também personalizar o seu papel de parede, dando o seu toque pessoal com a estampa que quiser. Sendo assim, é mais fácil reproduzir melhor sua personalidade.

Tipos de papéis de parede

Os papéis de paredes são bem versáteis na hora de decorar um ambiente e podendo dar vida nova. Existem vários tipos de papéis de parede:

  • 3D: estampas que transmitem sensação de movimento e que parecem estar saltando das paredes
  • Alto-relevo: tem uma textura ondulada feita com espuma injetável
  • Vinílico: possui textura plástica por conta da camada revestida com vinil
  • Emborrachado: conta com uma camada de EVA de revestimento
  • Palha natural: com estilo rústico, é feito com fibras naturais de folhas, tramas de bambu e cascas de árvore
  • Veludo: como o próprio no diz, possui textura aveludada