Saúde Blog / Dicas

Como montar um cardápio fitness 

Hoje ser fitness não é tão complicado. Com a variedade de produtos que existem, fica até fácil estabelecer uma dieta saudável. Por outro lado, é necessário pensar em certas situações do cotidiano. Se você é uma daquelas pessoas que não tem muito tempo para cozinhar, precisa ter um planejamento para montar um cardápio marmita fitness!

Nesse caso, é fundamental que saiba um pouco mais do seu corpo. Entenda que para ter uma alimentação saudável é necessário trabalhar com os diferentes tipos de nutrientes presentes nos alimentos. 

Veja também: sucos detox

A partir disso poderá montar seu cardápio. Escolha os melhores produtos para compor ele e tenha cuidado ao consumir determinadas quantidades de nutrientes. Alguns podem até mesmo ser prejudiciais para a saúde.

Aqui vamos passar algumas dicas para que saiba montar um cardápio para sua semana. Acompanhe mais a seguir.

Primeira dica: consulte um nutricionista

Sempre é necessário entender mais sobre o seu corpo. Se está passando por uma transição de dieta, pode ser bem interessante consultar um profissional. Ele saberá informar quais são os alimentos que fazem mais sentido para esse seu novo momento e, geralmente, ele é resoluto ao informar isso.

Nem todo mundo, no entanto, passa no nutricionista a mudar de hábitos, principalmente quem ainda não apresentou nenhum problema de saúde. Nesses casos em específico, basta seguir as dicas e obrigações básicas para ser fitness. A alimentação e a realização de exercícios físicos é uma das regras, então não perca tempo e adquira um conjunto de academia feminina.

Em todo caso, é necessário ter a opinião de um especialista. Sempre vá ao médico para descobrir como está sua saúde e buscar soluções práticas, tanto na alimentação como em outros pontos. 

Se já está pronto para aprender a montar um cardápio fitness semanal, continue vendo as nossas dicas!

Sempre considere os nutrientes

Um dos principais pontos para conseguir realizar um cardápio fitness perfeito é conseguir equilibrar a quantidade de nutrientes. O recomendado para cada prato é 25% de proteínas, 25% de carboidratos e 50% de legumes e verduras. Assim, estará se alimentando com tudo que precisa.

Além de oferecer uma boa energia, também conseguirá passar todos os nutrientes que precisa para se manter saudável. A proteína, por exemplo, é muito importante para quem faz exercícios com o objetivo de aumentar a massa corporal.

Sabendo disso, tente estabelecer metas de consumo, faça variações nos pratos sempre que possível.

No que não devo exagerar?

Você precisa ter um certo controle ao começar sua dieta fitness. Existem certos produtos que não devem ser consumidos de forma tão livre assim. Os carboidratos, por exemplo, devem ser bem estruturados para sua necessidade energética. Essa é a principal fonte de energia do corpo.

Para manter um shape legal, é interessante considerar uma adaptação da quantidade ao seu gasto de energia no dia. 

Já as proteínas não representam algo ruim em grande quantidade. No entanto, essa é uma resposta para quem faz exercícios. Essas pessoas conseguem manter seu corpo saudável e até ganhar músculos com o consumo do nutriente.

Legumes e verduras não representam um grande problema na sua alimentação, vale a pena colocar no cardápio sempre que possível.

Cardápio semanal variado

Um dos grandes problemas ao cozinhar é variar nos pratos. Para quem tem uma vida corrida, ser fitness depende apenas de um ou dois dias. Isso porque será nesse momento em que tudo acontecerá. Irá elaborar o cardápio e, se possível, fazer o preparo das refeições e deixar congeladas.

Mesmo com pouco tempo, é super importante ter uma variação no que vai comer. Somente assim seu corpo se sentirá bem com a alimentação. Esse é, na verdade, um processo básico para conseguir um resultado eficiente para seu corpo.

Variar o cardápio ajuda para que seu paladar não sofra com a mesma comida todo dia.

Trabalhe com todas as refeições

A última dica que deixaremos aqui é que você tente trabalhar com todas as refeições. Faça um cardápio completo, com todos os alimentos que irá comer ao longo da semana. Sim, é necessário um pouco de organização e tempo, mas é algo que se acostumará a realizar.

Por exemplo, na hora do café da manhã, já sabe que não precisa realizar nada muito complexo. A maioria dos produtos podem ser comprados já prontos! Ou seja, já economiza muito tempo e poderá realizar a compra para a semana toda!

No almoço terá que se concentrar um pouco mais em trazer algo completo. Lembre-se da quantidade de nutrientes necessários. Lembrando que a quantidade de alimento está totalmente relacionada com a necessidade do seu corpo.

Por fim, na hora da janta poderá fazer um cardápio mais leve também. Leve em conta que alguns nutrientes devem ser consumidos em menor peso nesse momento, visto que não utilizará boa parte da energia que eles podem oferecer. Os carboidratos são os exemplos mais claros disso!

Este artigo foi desenvolvido em parceria com o site Dimensão Jornal!