tecnologia

Crédito o que é e como usá-lo de forma inteligente

Um dos grandes facilitadores da sociedade moderna é exatamente o sistema de crédito. Com ele podemos agilizar sonhos e até mesmo a possibilidade de fazer alguns investimentos premeditados.

Entretanto, não é raro encontrar pessoas que encontrem exatamente no crédito a maior dor de cabeça de suas vidas. Sendo assim, uma forma impossível de sair de uma pilha de dívidas.

É um fato que cursos online sobre finanças pessoais podem sim te ajudar a resolver parte do problema. Entretanto, a mudança que precisa acontecer aqui é interna. Tentar terceirizar este trabalho para uma outra pessoa é realmente uma estratégia que nunca vai funcionar.

Sendo assim, hoje gostaria de falar um pouco mais sobre o que é realmente o crédito e o como seria a melhor forma de o utilizar de maneira inteligente.

Espero que este conteúdo seja uma tábua de salvação para garantir resultados perenes dentro de toda a sua vida financeira. Mas lembre-se, é importante não ficar só no mundo da teoria e também colocar as coisas na prática.

E aí, vamos conferir?

O que é crédito?

Embora muitas vezes tenhamos este termo ligado diretamente à expressão cartão de crédito. E sim, o cartão de crédito é uma das modalidades mais comuns que podemos encontrar neste assunto.

Entretanto, esta não é a sua única forma, por isso vamos à definição:

“Crédito é um adiantamento de dinheiro onde você pagará juros de acordo com o tempo em que este dinheiro for emprestado.”

Então, para podermos entender melhor esta ideia, podemos dizer que o dinheiro do crédito é antes de mais nada algo emprestado. Ou seja, ele não te pertence, e por isso vai ter um valor acrescido sobre ele.

Os juros são uma espécie de pagamento pelo ágio deste valor, cobrindo também os riscos, pois você pode simplesmente não pagar.

Como vivemos em um país com níveis absurdos de inadimplência. É bastante comum que as taxas de juros sejam realmente altas. Até porque a chance de não receberem o valor emprestado de volta, ou mesmo receber com um longo atraso, é bem alta se comparada a média mundial.

Lembrando que um dos pontos mais negativos é que você vai incorrer no sistema de juros compostos caso não pague as faturas em dia. Ou seja, embora você já tenha uma quantidade maior de dinheiro para retornar, ela aumenta conforme a demora em pagar o preço.

E assim, muitas pessoas podem ter seus créditos saindo 2, 3, ou até mesmo 10 vezes o valor original.

Formas de crédito

O crédito pode assumir várias formas, entretanto todas funcionam de maneira semelhante. São as principais:

Cartão de crédito: Esta é uma ferramenta que permite compras em máquinas especializadas ou mesmo online, você possui um limite e pode gastar até atingi-lo.

Sua principal vantagem é a possibilidade de parcelamento, onde você poderá pagar, por certo preço em juros, a compra em várias pequenas contas mensais.

Normalmente o cartão só apresenta juros nos parcelamentos, ou então caso você tenha atraso. A anuidade é também comum, sendo uma espécie de valor pago para ter a disponibilidade do cartão. Sendo que cada vez mais os bancos emitem cartão sem anuidade.

Financiamentos: Os financiamentos são quase que irmãos gêmeos dos crediários, mas seus objetivos são adiantar um produto ou serviço de valor muito alto. Desta forma, o banco pode por exemplo comprar uma casa e disponibilizar para você uma conta fracionada em 30 anos.

Isto gera um juros em menor quantidade, mas no longo prazo, como são muitas parcelas, você terá pago normalmente mais de 200% do valor original.

Pelo lado bom você terá o bem quase instantaneamente, e pelo lado ruim poderá perder ele caso atrase demais e quebre o contrato.

Crediários: Crediários funcionam da mesma maneira que os financiamentos, mas com valores muito menores. Normalmente são abertos para serviços pequenos ou mesmo para móveis e eletrodomésticos mais em conta.

Empréstimo: O empréstimo é uma maneira rápida de ganhar dinheiro vivo em pequenas parcelas. Mas o juros é realmente alto, e pode te prejudicar com o desconto direto na sua conta.

Cheque especial:  O cheque especial é uma espécie de empréstimo pré aprovado na sua conta. Com ele você começa a ter direito de sacar ou pagar mais do que possui de saldo, entretanto, conforme o tempo passa, este dinheiro passa a exigir os juros mais caros do mercado.

Comum em lojas de departamento.

Como usar o crédito de forma inteligente

Primeiramente é importante entender que o crédito não é fundamentalmente ruim, porém as pessoas utilizam o seu pior lado. Normalmente elas utilizam o crédito para fazer uma compra que não precisam por um valor que não têm.

O resultado é cair em uma espiral de parcelas que só aumentam com os atrasos, sendo que no final você pode perder o bem além de acabar tendo pago mais que seu valor inicial.

Comprar passivos, como por exemplo um carro, enquanto sua conta já está no limite por conta do financiamento pode nem sempre ser uma boa ideia. Afinal de contas, você provavelmente vai ficar entre a cruz e a espada quando tiver uma grande manutenção.

Agora, se você utiliza créditos para fazer compras inteligentes, é possível conseguir um retorno.

Um financiamento de um carro caso você queira utilizá-lo como instrumento de trabalho, pode ser uma boa ideia.

Outro ponto aqui é o cartão de crédito, você pode acumular milhas e cashback se souber comprar só o que pode pagar.

Conclusão

Cursos online com certificado na área de finanças pessoais é uma das melhores maneiras de garantir um desenvolvimento integral das suas capacidades administrativas. Entretanto, é justo dizer que o seu relacionamento com o dinheiro diz muito sobre o emocional.

Hoje podemos falar sobre doenças como a compulsividade, que devem ser tratadas com atenção e cuidado. Por isso, se necessário busque até mesmo auxílio profissional para conseguir sair de sua espiral de endividamento.

Então por hoje é isso, espero que estas dicas tenham sido úteis. Qualquer outra dúvida sobre o tema estou à disposição para resolver, ok?

Até a próxima!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.