Notícias Política

Cuba se despede de Fidel Castro que terá cinzas despejadas em Santiago de Cuba

O líder cubano Fidel Castro será enterrado na manhã deste domingo (3) no cemitério de Santa Efigênia, em Santiago de Cuba, a cidade de onde se lançou para iniciar a revolução que o levou ao poder e o converteu em um lendário personagem da esquerda latino-americana.

Depois de percorrer em caravana a ilha que governou por quase meio século, as cinzas de Fidel, que morreu em 25 de novembro, aos 90 anos, descansarão a poucos metros dos restos mortais do herói da independência cubana José Martí e de outros próceres e mártires cubanos que o inspiraram.”Desde que se tornou pública a notícia do falecimento do líder histórico da revolução cubana, a dor e a tristeza tomaram conta do povo”, disse o presidente de Cuba, Raúl Castro, irmão mais novo de Fidel.

Algumas horas depois, a televisão cubana informou que o enterro será privado e familiar, com a presença de alguns convidados especiais.”Em nome do nosso povo, do partido, do Estado e dos familiares, reitero o agradecimento mais profundo pelas incontáveis mostras de afeto a Fidel, suas ideias e sua obra, que continuam chegando de todos os confins do planeta”, acrescentou Raúl Castro, cercado de outros líderes de esquerda que assistiram uma enorme cerimônia de honra. Milhões de pessoas ao longo das cidades e povoados cubanos atravessados pelo cortejo fúnebre se despediram com lágrimas, bandeiras de Cuba, mensagens pintadas nos rostos e cantando “eu sou Fidel”. Foram quatro dias de cortejo através dos mil quilômetros que separam Havana de Santiago de Cuba.

A chegadaBandeiras de Cuba foram balançadas enquanto o cortejo fúnebre de Fidel Castro aproximou-se do fim da sua jornada de três dias neste sábado, chegando à cidade de Santiago de Cuba, onde os restos mortais do líder revolucionário descansarão. Amigos esquerdistas famosos de Castro, como o presidente venezuelano Nicolás Maduro e o ex-jogador de futebol Diego Maradona, eram esperados mais à tarde para se despedirem na cidade onde Castro lançou sua revolução seis décadas atrás.

Na manhã deste domingo (4), suas cinzas serão enterradas próximas aos restos do herói da independência de Cuba, José Marti, em um cemitério no lado leste da cidade, no que deve ser uma cerimônia solene. Castro, o feroz revolucionário que construiu um Estado comunista a 145 quilômetros dos Estados Unidos e sobreviveu a meio século de tentativas americanas de derrubá-lo, morreu em 25 de novembro, aos 90 anos.

Siga-nos nas redes sociais
Facebook: GospelMundo
Instagram: Prs.EvaldoeWeide

Musica Gospel – Para você