decoração

Decoração de quarto infantil: dicas e cuidados na hora de planejar

criancas-desenhando
Crianças se divertindo

Planejar uma decoração é sempre empolgante, você pode escolher o estilo que gosta e organizar tudo da forma que deseja.

Porém, na hora de decorar o quarto das crianças, pode ser uma tarefa difícil, afinal quando menores adoramos a fantasia, o lúdico e temático. Então você pensa, como trazer esses elementos para o quarto e ainda mantê-lo seguro e confortável? Você vai saber a seguir com nossas dicas de decoração.

4 dicas para decoração de quarto infantil

Ao planejar a decoração do quarto de uma criança alguns fatores são importantes, além do fator estético. Os gostos dos adultos costumam ser diferentes dos pequenos, por isso a comunicação entre ambas as partes faz toda diferença.

Confira nossas dicas:

Busque inspirações com a criança

Se o quarto é para a criança, por que não buscar inspirações com ela? Para fazer uma decoração legal e temática, opte por temas relacionados ao universo do pequeno, por exemplo:

  • Personagens de filmes;
  • Super Heróis;
  • Desenhos;
  • Conto de fadas;
  • Jogos de videogame;
  • Músicas;
  • Unicórnios;
  • Entre outros.

São várias as possibilidades temáticas para deixar o quarto infantil divertido, porém precisa agradar a criança, por isso a dica é planejar junto com ela qual tema ela gostaria de ver na sua decoração.

Crie um espaço para os estudos

A decoração precisa ser alegre e divertida, mas além da diversão é preciso pensar na hora dos estudos. As crianças costumam ter muita tarefa de casa para fazer, por isso dedicar um espaço do quarto para essas atividades pode ajudar a criança a estudar.

Não precisa ser nada muito elaborado, uma mesinha com uma cadeira confortável e longe de distrações para que a criança se concentre melhor e faça seus deveres da escola.

Se você pensa em planejar o quarto do zero, os móveis planejados são uma ótima opção para otimizar espaço e criar um projeto que além dos armários tenha esse espaço para os estudos. Existem várias lojas competentes de móveis planejados em Curitiba, busque a melhor opção para você.

Segurança em primeiro lugar

Quando for escolher os objetos de decoração do quarto infantil é essencial prestar atenção se eles podem oferecer algum perigo aos pequenos. Por exemplo, objetos pontiagudos que podem causar acidentes, ou brinquedos muito pequenos que a criança pode engolir.

Assim como a escolha da cama ou berço, é preciso que seja apropriado a idade de cada um, pensando sempre no cuidado com quedas durante a noite.

É claro que isso também varia de acordo com o tamanho da criança, mas o ideal é colocar a segurança em primeiro lugar para evitar qualquer dano.

Pense em uma decoração flexível a mudanças

adultos-pintando-parede
Pais pintando o quarto da criança

Ao analisar as ideias para quarto infantil, lembre-se: a criança não será criança para sempre. Embora pareça óbvio, muitos pais ao realizar a decoração do quarto investem muito dinheiro em uma decoração infantil sem possibilidade de mudança.

Ou seja, quando a criança cresce e não quer mais aquela temática por ser considerada muito infantil, acaba sendo um problema.

Por isso, a dica é pensar em decorar o quarto com coisas que podem facilmente ser removidas, como por exemplo os papéis de parede, assim caso a criança enjoe basta substituir ou retirar.

Os móveis também merecem esse cuidado, comprar armários e demais objetos em cores neutras é a melhor opção para garantir a utilização por um longo tempo.

Decoração de quarto infantil pequeno

Você conferiu anteriormente dicas valiosas para uma boa e segura decoração de quarto infantil. Mas você pode estar pensando, como fazer tudo isso tendo um espaço pequeno?

É super possível tornar o ambiente um local agradável e divertido para a criança mesmo que pequeno. Para isso, aposte nas decorações de parede que não ocupam espaço pelo chão, além dos móveis embutidos que otimizam o espaço disponível.

Se a criatividade se sobressair, com certeza o quarto infantil ficará muito legal!