Mais Lidas Política Radar Topo

Jair Bolsonaro desembarca nos EUA para encontro com Donald Trump

Pela primeira vez em muito tempo, um presidente brasileiro que não é antiamericano chega a Washington”, escreveu Jair Bolsonaro no Twitter, depois de desembarcar nos EUA para o encontro com Donald Trump. “É o começo de uma parceria pela liberdade e prosperidade, como os brasileiros sempre desejaram.”

“Brasil e Estados Unidos juntos assustam os defensores do atraso e da tirania ao redor do mundo. Os quem têm medo de parcerias com um país livre e próspero. É o que viemos buscar!”, completou Bolsonaro. Essa será a primeira visita de Bolsonaro como chefe de Estado atendendo a um convite de um colega de outro país. Ele ainda tem visitas previstas ao Chile e a Israel ainda neste mês. Bolsonaro foi convidado por Trump a visitar os EUA no dia seguinte ao de sua posse, em janeiro. Desde então, Brasil e EUA têm discutido uma pauta comum.

O primeiro encontro entre os presidentes do Brasil e dos Estados Unidos, marcado para esta terça-feira em Washington (EUA), tem na pauta temas econômicos, assuntos relacionados à segurança, defesa e diplomacia na América Latina, além de uma tentativa de alinhar a atuação dos dois países.

Há a expectativa, por exemplo, de que os dois países aumentem a pressão contra o regime de Nicolás Maduro na Venezuela e assinem um acordo para o uso comercial do Centro de Lançamentos de Alcântara, no Maranhão. Temas que devem discutirem:

1. Crise na Venezuela

A Casa Branca divulgou, sem dar detalhes, alguns dos pontos previstos nas conversas entre os presidentes do Brasil e dos Estados Unidos. A “restauração da democracia na Venezuela” e “esforços para entregar ajuda humanitária” ao país que enfrenta uma grave crise econômica e política ganharam espaço na pauta antecipada pelos americanos. O Brasil também anunciou que pretende discutir o tema nos EUA.

2. China

A guerra comercial travada entre China e EUA se intensificou desde que Donald Trump impôs tarifas sobre produtos chineses, em especial aço e alumínio. O americano, que desde a campanha defendeu a adoção de medidas para proteger empregos nos EUA, tem criticado o que vê como expansionismo comercial chinês. Há, por um lado, a expectativa de que o encontro entre os dois presidentes resulte em um incremento das relações comerciais Brasil – EUA.

3. Base de Alcântara

Está previsto que Trump e Bolsonaro assinem um acordo de salvaguardas tecnológicas (AST) para permitir o uso comercial da base de lançamento de Alcântara (MA). Pelos termos do acordo em negociação, os EUA poderão lançar satélites e foguetes da base maranhense, mas o território continuará sob jurisdição brasileira.

Ao defender a medida num pronunciamento ao vivo em uma rede social, Bolsonaro disse que o Brasil está “perdendo dinheiro” por não explorar a base de forma comercial. O uso comercial pelos EUA da base em Alcântara, contudo, já havia sido negociado no início dos anos 2000, mas as conversas acabaram encerradas em 2003. Em 2013 as tratativas foram retomadas.

4. Parcerias e segurança

Segundo a Casa Branca, os dois presidentes também deverão trocar ideias sobre como construir um Hemisfério Ocidental mais próspero, seguro e democrático.Os EUA veem o Brasil como forte aliado fora da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte). A aliança militar tem sido alvo de críticas por parte do presidente americano. Trump teria ameaçado retirar os EUA da Otan em uma tentativa de pressionar os países aliados a aumentarem suas contribuições para a manutenção da aliança militar. Novos acordos militares de cooperação em defesa entre EUA e Brasil fazem parte da pauta de negociação dos dois países.

5. Exigência de vistos 

Bolsonaro deve anunciar o fim da exigência de visto para turistas dos Estados Unidos que visitarem o Brasil. A Presidência ainda não confirma oficialmente a medida. O Ministério do Turismo é favorável ao fim da exigência de vistos, não apenas para turistas dos EUA, mas também de Canadá, Japão e Austrália – e preparou a minuta para decreto da medida. Cidadãos dos quatro países já podem tirar visto eletrônico para entrar no Brasil.

Comitiva presidencial
A visita aos EUA é a segunda viagem internacional de Bolsonaro como presidente – a primeira foi ao Fórum Econômico Mundial, em Davos, Suíça. Além do encontro com Trump, estão previstas reuniões com líderes conservadores, lideranças religiosas e empresários. Logo depois do encontro com o presidente norte-americano, Bolsonaro e Trump devem fazer uma declaração à imprensa no Rose Garden, seguida de uma visita do presidente brasileiro ao cemitério de Arlington.

gospelmund.com