Notícias Radar

Paulo Henrique Amorim prestígio na televisão e web, prevê a morte da Globo

Atualmente Paulo Henrique Amorim é um dos grandes destaques do jornalismo na televisão brasileira. Conhecido de longa data do público, PHA, como também é conhecido, já apresenta há 12 anos na Record o programa “Domingo Espetacular”, mas sua carreira na televisão remonta a meados dos anos 1980 quando assumiu a posição de repórter na Globo. Polêmico e ácido, desde sua saída da emissora Paulo Henrique Amorim já deu muito o que falar e foi alvo de diversas controvérsias envolvendo seu nome.

“Jornalista experiente com mais de 40 anos de carreira, Paulo Henrique Amorim era prestigiado como correspondente internacional da Globo, mas hoje é crítico contundente da emissora e prevê morte da empresa em breve”.

Quando Paulo Henrique Amorim chegou na Globo, ele já era um nome em ascensão no cenário do jornalismo brasileiro e tinha uma carreira consolidada em impressos. Antes de entrar para o quadro de funcionários da emissora, PHA já havia passado por veículos como a Editora Abril, Revista Realidade e pela Veja , onde foi editor de economia e correspondente internacional da publicação em Nova York.

Ainda antes de chegar à televisão , o jornalista atuou na revista Exame e no Jornal do Brasil antes de começar já de cara como editor-executivo na Rede Manchete, onde permaneceu até 1985, quando se transfere para a Globo . PHA ocupava uma posição de prestígio na emissora: de repórter e editor de economia, passou a chefe de escritório e correspondente de Nova York. Nessa época participou de coberturas históricas, como o processo de impeachment do então presidente Fernando Collor de Mello, em 1992.

Paulo Henrique Amorim teve uma breve passagem pela Band – e desde então o jornalista tornou-se sinônimo de polêmica . Apresentador do “Jornal da Band”, PHA abandonou da emissora por discordar de medidas que estavam sendo tomadas naquele momento na seção de jornalismo e foi desligado do canal.

Na internet o jornalista ganhou grande reconhecimento por ser franco quanto a sua posição política e não permitir que questões externas dos veículos interferissem no conteúdo que produzia. Depois de sua polêmica saída do iG, Paulo Henrique Amorim transformou o “Conversa Afiada” em site independente e, depois, em um canal do Youtube que atualmente já soma mais de 140 mil inscritos.

As críticas duras e incisivas contra a Globo, o império de comunicações criado pela emissora e até algumas previsões apocalípticas da queda da emissora são um dos assuntos mais comentados do seu site. PHA já insinuou que o canal estaria sendo colocado à venda, que é um empecilho direto para o exercício democrático do país e recentemente cravo “o filho mais velho de Roberto Marinha […] celebrou o réquiem da empresa que herdou do pai e não vai deixar para os filhos”, dando a entender que a Globo estaria chegando ao fim.

Sustentado um ponto de vista de que os gigantes da comunicação manipulam a opinião pública e conduzem o país a seu modo, Paulo Henrique Amorim, inclusive, popularizou a sigla “PIG” (Partido da Imprensa Golpista), que faz referência justamente a essa ação desonesta da mídia brasileira que manda e desmanda os rumos do Brasil da forma que lhe for mais conveniente e engloba não somente a Globo, seu grande alvo, mas outros veículos pelos quais já passou como a Veja .

Facebook: Globo Expresso.Com
Twitter: Globo Expresso.Com