Por que as drogas causam dependência?
Blog / Dicas Saúde

Por que as drogas causam dependência?

As drogas são substâncias químicas que afetam o sistema nervoso central, alterando a forma como o cérebro processa informações e, consequentemente, afetando o comportamento, a percepção e as emoções do usuário.

Quando consumidas de forma regular e em quantidades elevadas, as drogas podem causar dependência física e psicológica, tornando-se um problema de saúde pública, alguns jovens até realizam buscas por nomes de balas de rave, drogas, maconha, cocaína, bala droga preço, entre outras.

A dependência química é uma doença complexa, que envolve diversos fatores biológicos, psicológicos e sociais. A seguir, vamos explorar alguns dos principais motivos pelos quais as drogas causam dependência:

Alteração do funcionamento cerebral

As drogas afetam diretamente o funcionamento do cérebro, interferindo nos neurotransmissores, que são as substâncias responsáveis pela comunicação entre os neurônios.

Por exemplo, a cocaína e a metanfetamina aumentam a quantidade de dopamina, um neurotransmissor associado ao prazer e à recompensa, no cérebro, o que pode levar o usuário a buscar cada vez mais a droga para obter essa sensação de prazer.

Mudanças no sistema de recompensa

As drogas ativam o sistema de recompensa do cérebro, que é responsável por registrar as experiências prazerosas e motivar o comportamento para buscar essas sensações novamente.

Quando a droga é consumida, o cérebro registra essa experiência como algo extremamente prazeroso e pode passar a associar o consumo da droga a uma recompensa. Com o tempo, o cérebro se adapta à presença da droga e pode exigir cada vez mais dela para obter a mesma sensação de prazer.

Tolerância e abstinência

A tolerância é um fenômeno que ocorre quando o usuário precisa consumir cada vez mais droga para obter o mesmo efeito que antes era alcançado com quantidades menores.

A abstinência, por sua vez, ocorre quando o usuário para de consumir a droga e seu corpo passa a sentir os efeitos da falta da substância.

A abstinência pode causar sintomas físicos e psicológicos, como ansiedade, irritabilidade, dores no corpo e tremores, o que pode levar o usuário a buscar novamente a droga para aliviar esses sintomas.

Fatores sociais e psicológicos

Além dos fatores biológicos, a dependência química também pode ser influenciada por fatores sociais e psicológicos. Por exemplo, a falta de apoio emocional e a exposição a ambientes de risco podem aumentar a vulnerabilidade de uma pessoa ao uso de drogas.

Da mesma forma, a presença de transtornos mentais, como ansiedade e depressão, pode levar uma pessoa a buscar na droga uma forma de alívio para seus sintomas.