RH: O que é de sua responsabilidade ou não
Negócios

RH: O que é de sua responsabilidade ou não

A área de Recursos Humanos (RH) é responsável por diversas atividades dentro de uma empresa. Seu principal objetivo é gerir as pessoas que trabalham na organização, garantindo que tenham condições adequadas de trabalho, desenvolvimento profissional e pessoal, além de promover um ambiente saudável e produtivo.

No entanto, muitas vezes há dúvidas sobre o que realmente é responsabilidade desse setor e o que não é. Neste artigo, vamos explorar algumas das principais atividades e esclarecer quais são suas responsabilidades. Acompanhe a leitura! 

Atividades de Responsabilidade do RH

Recrutamento e Seleção

Uma das principais atividades é o recrutamento e seleção de novos colaboradores para a empresa. Essa responsabilidade inclui:

  • Divulgar as vagas em aberto;
  • Triagem de currículos;
  • Realizar entrevistas e dinâmicas de grupo;
  • Verificar referências dos candidatos;
  • Auxiliar no processo de integração do novo colaborador.

Treinamento e Desenvolvimento

Outra atividade realizada é garantir que os colaboradores recebam treinamento e desenvolvimento adequados para o desempenho de suas funções, seja no conserto de aquecedor de gás ou na venda de produtos. Isso inclui:

  • Identificar as necessidades de treinamento de cada colaborador;
  • Desenvolver programas de treinamento e desenvolvimento;
  • Executar atividades, como palestras e workshops;
  • Avaliar os resultados do treinamento e fazer ajustes, se necessário.

Benefícios e Remuneração

O RH tem a importante responsabilidade de informar os funcionários sobre os benefícios e compensações que recebem no trabalho. Isso significa que o RH deve estar ciente de todas as remunerações disponíveis, bem como exigir que os funcionários entendam as condições de trabalho. Esse é um dos motivos pelos quais o RH é responsável por informar os empregados. 

Afinal, o RH é um setor da empresa com profundo conhecimento de todas as leis trabalhistas, responsável por garantir que todos os colaboradores cumpram as normas da legislação nacional.

Além disso, também tem o dever de acompanhar a remuneração e condições de trabalho para garantir que os empregados estejam recebendo um salário justo e adequado às suas necessidades. Por tudo isso, o RH tem a responsabilidade de informar e atualizar os colaboradores sobre os benefícios e remunerações existentes no trabalho.

O que não é responsabilidade do RH?

Embora o RH seja uma área essencial para a maioria das empresas, seja no ramo de exaustor axial ou até mesmo no ramo de cosméticos, existem algumas questões que não são de responsabilidade desse setor.

O departamento de RH desempenha um papel crítico no gerenciamento de recursos humanos, desde recrutamento e seleção de candidatos até treinamento e desenvolvimento de colaboradores, mas algumas atividades estão fora do alcance desse departamento. 

O RH não se responsabiliza pelas questões financeiras e mercadológicas da empresa, para as quais existem outros setores. Além  disso, também não possui a capacidade de lidar com questões relacionadas a finanças, como orçamento e auditoria.

Outras responsabilidades que não são do domínio deste setor incluem produção, vendas de produtos como carrinho plataforma, por exemplo, operações, logística e suporte ao cliente.

Vale ressaltar que também não é responsável pela atratividade do produto ou serviço da empresa. Em suma, o RH deve se concentrar principalmente em atividades relacionadas à gestão de pessoas.

Por que é importante investir na sua equipe de RH

Recrutar uma equipe qualificada é fundamental para quem está procurando gerar resultados no setor de RH. Se você não planeja aproveitar os talentos e recursos oferecidos por uma equipe orientada para resultados, corre o risco de comprometer a produtividade e crescimento de sua empresa. 

Por isso, encontrar profissionais de RH experientes e qualificados é vital para o sucesso de qualquer empresa. Afinal, pode oferecer um suporte mais eficiente para todas as áreas da organização. 

Assim, é possível orientar e direcionar a empresa na direção certa, coletando dados, analisando informações e identificando oportunidades de melhorar as políticas e práticas da organização. 

Também é importante ter uma equipe qualificada de RH para garantir que a empresa tenha os melhores talentos disponíveis. Recrutar e gerenciar um grupo diversificado, apaixonado e altamente qualificado é essencial para o sucesso de qualquer negócio.

Com a ajuda de uma equipe qualificada de RH, você pode identificar os melhores candidatos em um curto espaço de tempo, poupando tempo e dinheiro. Por último, contratar uma equipe qualificada ajudará a manter e motivar os funcionários. 

Por meio da realização de avaliações, treinamentos e programas contínuos, esta equipe irá atuar para garantir que todos os gerentes e funcionários estejam sempre engajados. Com isso, a empresa estará mais propensa a gerar resultados positivos a longo prazo.

Ter uma equipe de RH e experiente é fundamental para assegurar que sua empresa alcance seus objetivos de curto e longo prazo. Esse departamento tem a responsabilidade de identificar oportunidades, encontrar talentos através de sites ou totem de led, motivar os funcionários e inspirar uma cultura de sucesso na empresa.

É importante seguir à risca as regras de RH, para que todos os funcionários estejam cientes de seus direitos e deveres dentro da organização. Além disso, é necessário que os gestores estejam atentos às mudanças na legislação e façam as adequações necessárias nos processos internos. 

Gostou do conteúdo? Então não se esqueça de compartilhar essas informações valiosas nas redes sociais, até a próxima!