Famosos Notícias Política

Veja 1º fala do ex-presidente Lula após condenação, ele afirma que esta no jogo

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fala pela primeira vez após ser condenado, nesta quarta-feira, 12, a 9 anos e seis meses de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso triplex do Guarujá. A condenação do juiz federal Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal, em Curitiba, é a primeira do ex-presidente na Operação Lava Jato. Moro não decretou a prisão de Lula.

Em seu pronunciamento, Lula citou movimento de juristas contra a sentença. O advogado Cristiano Zanin Martins comentou. “Houve uma iniciativa espontânea de diversos juristas que tiveram acesso a sentença e constataram de pronto que foi imposta uma condenação sem nenhuma prova, com base meramente especulativa”, diz a defesa.

“Quem acha que é o fim do Lula vai quebrar a cara.” “As pessoas sabem o que fizeram com a Dona Marisa”, diz Lula, após criticar a cobertura da imprensa, especialmente da Rede Globo. “O ódio está disseminado neste país”, diz Lula. “Permitam que alguém da senzala faça o que vocês não tem competência para fazer nesse País”, diz Lula.

Lula disse que, até agora não tinha reivindicado, mas que “a partir de agora vai reivindicar do PT o direito de me colocar como postulante a presidente do Brasil”, disse. “Se alguém pensa que com essa sentença me tiraram do jogo, pode saber que eu estou no jogo”, diz Lula. Léo Pinheiro, que “eu tenho muito respeito”, “mudou de opinião de um dia para o outro”, afirma Lula.

Lula faz comparações ao Corinthians, seu time. “É a mesma coisa que alguém dizer que o Corinthians contratou o Messi. Na verdade, não, o Corinthians não contratou o Messi'”, diz Lula. “E o Corinthias vai ter que pagar multar por não ter contrato o Messi”. “Eu não sei como alguém consegue escrever quase 300 páginas para não dzier absolutamente nada de prova contra a pessoa que ele quer acusar.” “Não sou dono de um triplex. Não tenho triplex. E ainda fui multado em R$ 700 mil.”

“A Justiça não pode mentir, a Justiça não pode tomar decisões políticas, a Justiça tem que tomar decisões com base nos autos”. O Moro não deve prestar conta pra mim, o Moro deve prestar conta para a história, assim como eu devo prestar conta para a história”, diz o petista. O power point permeou todo o pensamento deles”, diz o ex-presidente, lembrando a apresentação feita pelo procurador Deltan Dallagnol. “Há uma tentativa de me tirar do jogo político”, diz Lula.

Primeira fala do ex-presidente Lula após condenação

Lula diz que a sentença de ontem tem um componente político muito forte. “O juiz Sérgio Moro escreveu 60 páginas para se justificar da condenação, de 900 e não sei quantos parágrafos, ele utilizou 5 da defesa. “Eu acreditava que o Moro ia recusar”, disse Lula. O ex-presidente diz que prestou vários depoimentos, mas viu que “o que menos importava era o que ele falava”. “Eles já estavam com o processo pronto, eles já estavam com a concepção do processo pronto”, diz. “O Lula não é filho, não é genro, não é nada dele (Léo Pinheiro)”.

Se vocês acompanharam (esse processo), vocês sabem que eu já previa essa sentença em outubro do ano passado”, diz o ex-presidente. A sentença é motivo de “estudo profundo de como não fazer uma peça condenatória”, diz Lula. Ontem eu não quis falar à imprensa porque eu tinha um assunto muito importante, que era ver o Corinthians derrotar o Palmeiras”, disse o ex-presidente. Lula afirmou que não teve nem tempo de conversar com a defesa.

“O Moro tem para comigo o otimismo que nem eu tenho. Pela peça, de 19 anos sem poder exercer nenhum cargo, significa que eu ele está permitindo que eu possa ser candidato em 2036″, diz Lula. Não me avisaram antes e eu perdi a fala da minha presidente”, diz o ex-presidente sobre a fala da Gleisi.

A sentença despreza o depoimento de 73 testemunhas que foram ouvidas ao longo de 24 audiências, despreza provas doucmentais e dá validade jurídica a papéis que não deveriam ter”, diz Zanin. Sobretudo ao depoimento de um delator informal, cujo depoimento mereceu 29 parágrafos na sentença. A prova da inocência recebeu 5 singelos parágrafos”, afirma. O advogado Cristiano Zanin Martins, da defesa do ex-presidente, fala no momento. “Reiteramos nossa indignação diante de uma sentença não só sem prova da culpa, mas desprezando a prova da inocência”, afirma.

Facebook: Globo Expresso.Com
Twitter: Globo Expresso.Com